Atualização: Defesa Civil aciona 39 sirenes em 20 comunidades cariocas

• Início/
  • Atualização: Defesa Civil aciona 39 sirenes em 20 comunidades cariocas
Sirenes acionadas pela Defesa CivilSirenes acionadas pela Defesa Civil

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou até o momento 39 sirenes em 20 comunidades cariocas por conta do alto índice pluviométrico atingido nas últimas horas. São elas: Andaraí, Arrelia, Borel, Cabritos, Cantagalo, Escondidinho, Formiga, Jamelão, Ladeira dos Tabajaras, Nova Divineia, Pavão-Pavãozinho, Prazeres, Rio das Pedras, Santa Marta, Sumaré, Vila Elza, Rocinha, Santa Alexandrina, Paula Ramos e Vidigal. Em caso de emergência, o cidadão deve acionar a Defesa Civil municipal pelos telefones 199 ou 1746 (Central de Atendimento ao Cidadão).

O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio. As sirenes são acionadas pela Defesa Civil municipal após monitoramento e avaliação dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos para a evacuação preventiva de moradores.

• 8 de abril de 2019