Agentes da CETC aplicam mais de 350 autuações e removem 54 vans e kombis

• /
  • Agentes da CETC aplicam mais de 350 autuações e removem 54 vans e kombis
40% das remoções correspondem a veículos piratas

Fiscais da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), removeram 54 vans e kombis – 22 piratas – desde a última segunda-feira(29). Ao todo, foram aplicadas 355 autuações pelas equipes, em ações por diversos bairros,  com o objetivo de oferecer mais segurança na mobilidade dos usuários do transporte complementar, fiscalizar os serviços prestados e reprimir o transporte ilegal realizado por vans piratas.

Entre as irregularidades flagradas pelos agentes destacam-se: van em mau estado de conservação, selo vencido, licença fora da validade, motorista manuseando celular ao volante, van  estacionada em local proibido, lotação excedente, motorista sem autorização para executar o serviço e transitar na calçada.

Os veículos piratas tirados de circulação foram flagrados no Itanhangá, Jacarepaguá, São Cristóvão, Campo Grande, Santíssimo, Bangu, Guaratiba, Santa Cruz, Penha, Guadalupe, Bonsucesso, Coelho Neto e Tanque.

Durante as abordagens, os fiscais orientam os permissionários quanto à conduta na prestação do serviço de acordo com o código disciplinar que rege a categoria e Código de Trânsito Brasileiro(CTB). As operações ocorrem diariamente e são planejadas pela equipe com base em informações via 1746 e do setor de inteligência, obedecendo à especificidade de cada região.

Todos os utilitários rebocados são encaminhados aos depósitos do Recreio e São Cristóvão. A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas, e podem ser realizadas por meio da central 1746 em posse da placa, data, horário e local  com o objetivo de auxiliar no planejamento das ações.

• 2 de agosto de 2019