Publicado em 15/07/2022 - 16:35 | Atualizado em 15/07/2022 - 19:35
  • Início/
  • /
  • Prefeitura lança edital para ações de promoção da igualdade racial. Inscrições ficam abertas até 6 de agosto

Estão abertas as inscrições para o edital Territórios Antirracistas, que selecionará, via chamamento público, iniciativas para fazer ações de promoção da igualdade racial na cidade do Rio. Serão contempladas 25 propostas apresentadas por organizações da sociedade civil que visem à execução de produtos culturais, artísticos e científicos. O edital destinará um valor total de R$ 400 mil às iniciativas e poderão participar organizações com cadastro ativo que possuam existência legal no mínimo de três anos e que preencham os requisitos expostos no documento – disponível na aba “editais e avisos” no site da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).

Para se inscrever é preciso levar envelope com o projeto e as documentações exigidas no edital até o dia 6 de agosto de 2022 diretamente no Protocolo da Segovi (Rua Afonso Cavalcanti, 455, 15º Andar – Cidade Nova). O edital Territórios Antirracistas foi lançado pela Segovi, secretaria em que está inserida a Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial.

– É importante dedicarmos recursos para fomentar ações de combate à desigualdade racial. Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Paes, estamos desenvolvendo ações neste sentido, como o Pacto das Cidades Antirracistas, liderado pelo Rio de Janeiro e assinado em junho, e o lançamento do Guia Turístico da Pequena África, também lançado por nós, em maio. Esta é uma pauta fundamental e o fomento a estes projetos com certeza trará resultados  importantes para os cariocas – disse Tony Chalita, secretário de Governo e Integridade Pública.

Como será a seleção?

Uma comissão avaliadora, que será divulgada publicamente, julgará as propostas e fatores como preço, capacidade operacional, experiência e adequação aos objetivos específicos do Territórios Antirracistas contarão pontos para a escolha dos contemplados.

As propostas deverão ser submetidas levando em consideração as seguintes faixas de seleção:

– Cinco selecionados para projetos com valor de R$25.000,00;
– Cinco com valor de R$20.000,000;
– Cinco com valor de R$15.000,00;
– Dez com valor de R$10.000,00

Para Jorge Freire, coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial, “para sermos uma cidade antirracista de fato é importante unirmos os diversos setores para fazer ações afirmativas no combate às desigualdades étnico-raciais. Sabemos que é um processo de transformação. Leva tempo, mas somente com iniciativas como esta, que proponham oportunidades em áreas-chave para o bem-estar social, fecharemos as lacunas destas desigualdades”.

Serviço:

Edital Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial