Prefeitura e ONU-Habitat firmam compromisso para a Rio+30 Cidades

Publicado em 17/05/2022 - 14:35 | Atualizado
Conferência Rio+30 Cidades será realizada no Rio de Janeiro em outubro - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A partir desta semana, o ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e sustentável, é oficialmente parte da Rio+30 Cidades, evento que reunirá, em outubro, cidades de todo o mundo para tratar do tema, colocando o Rio de Janeiro como centro das discussões sobre sustentabilidade, focado no futuro das cidades. Com o protocolo assinado, o ONU-Habitat participará do megaevento com várias ações, como o apoio à construção da agenda democrática da conferência, fornecimento de materiais relacionados ao assunto, divulgação da Rio+30 Cidades em suas redes globais, entre outros.

– Desde 2020 estamos na Década de Ação, estabelecida pelas Nações Unidas para acelerar o progresso global rumo ao desenvolvimento sustentável até 2030. Em eventos como esse, promovido pela Prefeitura do Rio, um aliado natural para nossa Agência, reforçamos a importância de formar uma parceria com toda a sociedade para intensificar a busca por um futuro urbano mais seguro, resiliente e sustentável. Estamos comprometidos em não deixar ninguém e nenhum território para trás – ressaltou Alain Grimard, Oficial Sênior Internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul.

A agência das Nações Unidas também poderá trazer e indicar palestrantes da organização, bem como articular convidados de todo o mundo. O acordo, que não envolve investimentos financeiros de nenhuma das partes, prevê ainda a organização de cursos de capacitação sobre temas urbanos com foco nos programas globais do ONU-Habitat.

• 17 de maio de 2022