Prefeitura avança na abertura de processos digitais

Publicado em 29/06/2022 - 18:17 | Atualizado

O Processo.rio, sistema de processo eletrônico da Prefeitura, agora permite a integração com o FINCON, o sistema financeiro e contábil municipal. A partir desta semana, todos os órgãos conseguem utilizar o novo modelo do Processo.rio para abrir processos como dispensa de licitação, licitação por pregão e contratação por inexigibilidade. Em breve, todos poderão também abrir processos digitais de pagamento de faturas pelo sistema, que já estão disponíveis para a Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Município e órgãos da Administração Indireta (como a Guarda Municipal, Previ-Rio, Comlurb, Rio-Águas, entre outros).

Com isso, a Prefeitura está integrando os muitos sistemas ligados e implementar a transformação digital, buscando mais agilidade à tramitação dos processos administrativos e produtividade na gestão pública. Os documentos gerados digitalmente a partir desta nova funcionalidade também provocam economia de papel, impressão, transporte e armazenamento, representando um ganho expressivo de eficiência no trabalho dos órgãos da Prefeitura.

O projeto é liderado pela equipe da Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, que pertence à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), e desenvolvido pela IplanRio, empresa municipal responsável pelos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio de Janeiro.

Esse novo modelo será útil sempre que for preciso informar um nº SICOP no FINCON, por exemplo para liquidações, seja para fatura ou SDP, em processos de contratação de material ou serviço no momento da emissão da reserva de dotação.

• 29 de junho de 2022