Publicado em 08/06/2022 - 14:17 | Atualizado em 08/06/2022 - 14:46
  • Início/
  • /
  • Prefeitura assina convênio para lançamento de programa que oferece capacitação gratuita para pessoas LGBTQIA+

A Prefeitura do rio e o Senac RJ assinaram, na terça-feira (7/6), em evento no auditório do Senac, o convênio para lançamento do programa Diversidade Qualificada. A iniciativa visa contribuir para a formação profissional e inclusão produtiva do público LGBTQIA+. O convênio foi assinado por Sergio Ribeiro, Diretor Regional do Senac RJ, e pelo secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.

Para o secretário, “o objetivo do convênio é contribuir para a formação profissional e para a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades sociais”.

Ao longo deste ano, o programa Diversidade Qualificada irá oferecer 150 vagas gratuitas em cursos de formação profissional a pessoas LGBTQIA+ de baixa renda, em especial pessoas trans e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A seleção dos participantes será realizada pela Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura.

As primeiras turmas, com início previsto ainda no mês de junho, no Centro Politécnico do Senac RJ (Riachuelo), serão nos cursos de Marketing Digital e Serviços de Garçom. Além da capacitação profissional, com certificado ao fim do curso, os alunos receberão 100h de Formação Cidadã. As inscrições poderão ser feitas pelas redes sociais da CEDS.

– O evento abre as ações de junho, mês que celebra o orgulho LGBTQIA+, e em que concentramos esforços no combate à discriminação. A comunidade LGTBQIA+ foi das mais afetadas durante a pandemia, com o desemprego, por isso buscamos formas de inserção no mercado de trabalho. Fizemos uma pesquisa e identificamos que treinamentos para marketing digital e restaurantes são uma demanda do mercado. É o início de uma parceria que espero que seja longa. A qualificação profissional é fundamental para que esta população seja aceita. São pessoas que são “evadidas” do sistema escolar por bullying e outras formas de preconceito e não conseguem depois entrar no mercado por falta de qualificação. Tenho certeza que esta parceria irá ajudar a estas pessoas. Estou bastante orgulhoso e feliz pela assinatura deste convênio – disse Carlos Tuffveson, coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio.

Tuffveson fez uma apresentação sobre o tema LGBTQIA+, esclarecendo nomenclaturas, e respondeu a perguntas da plateia.

• 8 de junho de 2022