Publicado em 30/08/2023 - 15:35 | Atualizado em 30/08/2023 - 15:43
  • Início/
  • /
  • Vacina, Tijuca: evento cultural na Praça Afonso Pena marca o dia D da multivacinação
Ação alia promoção da saúde e programação para crianças e adultos na Praça Afonso Pena - Prefeitura do Rio

A Praça Afonso Pena, na Tijuca, vai virar um grande parque de cultura, brincadeiras e vacinação neste sábado (2/9). É o Vacina, Tijuca, ação com uma série de atrações culturais para atrair a população e marcar o dia D da Campanha de Multivacinação na região. A programação vai das 9h às 17h e faz parte do Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial para incentivar a imunização e recuperar as coberturas vacinais dos cariocas de todas as idades. Serão disponibilizadas todas as vacinas dos calendários de rotina infantil e adulto.

Iniciada no dia 23 de agosto, a Campanha de Multivacinação vai até o dia 15 de setembro e tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal desse público, reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas.

– O objetivo do Vacina, Tijuca é aproveitar o dia de mobilização da Campanha de Multivacinação e ocupar a Praça Afonso Pena, que é o principal ponto de encontro de crianças, idosos e adultos do bairro. A meta não é só mobilizar o público infantil, mas também os adultos, para junto com a vacinação se divertirem durante todo o sábado – informou o coordenador de saúde da região da Grande Tijuca, Jubemar Lima.

A programação vai oferecer brincadeiras para as crianças durante todo o dia, com a finalidade de atraí-las para a vacinação e tornar a experiência mais divertida. Além disso, tem o propósito de levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas, disponibilizando-os em uma das áreas mais movimentadas do bairro. As atividades terão início com apresentação de roda de samba promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Mané Garrincha e se encerrarão de um jeito bem carioca, com o bloco de carnaval Cordão da Tia Juca.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal, para que sejam avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido realizadas na época indicada sejam aplicadas.

Além do dia D, a vacinação pode ser realizada nas 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h. Outras unidades que funcionam com horário estendido podem ser consultadas na plataforma Onde Ser Atendido.

Programação cultural do Vacina, Tijuca

Local: Praça Afonso Pena