Publicado em 04/03/2020 - 13:36 | Atualizado em 04/03/2020 - 13:36
  • Início/
  • /
  • Secretaria Municipal de Saúde já vacinou meio milhão de pessoas contra o sarampo
vacinadas sarampo cidade RioVacinação no Rio. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alcançou na terça-feira, dia 3 de março, a marca de meio milhão de pessoas vacinadas contra o sarampo na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2020. O número corresponde a 25% da meta da secretaria, que é vacinar 2 milhões de pessoas até o fim deste ano na capital. Somente nos dois primeiros meses deste ano, a cidade teve 90 casos confirmados de sarampo, contra 114 casos confirmados ao longo de todo o ano de 2019.  Atualmente, outros 468 casos suspeitos estão sendo investigados.

No próximo sábado (7), a SMS realiza o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Município, o terceiro já realizado na cidade desde 1º de fevereiro. A intensificação da vacinação tem seguido uma estratégia que inclui ainda a montagem de postos extras fora das unidades de saúde da rede, onde a vacina é oferecida no dia a dia. Cerca de 50 postos extras por semana têm sido montados em locais de grande circulação de pessoas, como estações de metrô, escolas, universidades, supermercados, entre outros. Além disso, são realizadas ações focadas em profissionais de saúde, da rede hoteleira, taxistas e motoristas de aplicativos de transporte.