Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos covid-19, taxa de ocupação SUS e fila da regulação

Publicado em 01/06/2020 - 12:23 | Atualizado em 01/06/2020 - 13:13
A rede SUS na capital tem 1.151pessoas internadas em leitos especializados, sendo 525 em UTIA rede SUS na capital tem 1.151 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 525 em UTI. Foto: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 999 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, desde o início da pandemia. Deste total, 245 são leitos de UTI. Somente ao longo do mês de maio, foram abertos 526 novos leitos dedicados à Covid.

Nos leitos para Covid ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – há 1.860 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 694 em UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 87%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 70%.

Importante ressaltar que a taxa de ocupação reflete o cenário dos leitos no momento da consulta ao sistema, podendo ter outro número diferente minutos depois.

Fila para transferência

A fila da regulação tem 34 pessoas, que estão internadas em unidades da rede SUS aguardando transferência para leitos dedicados a Covid-19. Do total, 17 pacientes aguardam vaga para leitos de UTI.

Importante destacar que esta fila é em toda a rede pública (federal, estadual e municipal) da Região Metropolitana 1, que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense. Todas as pessoas inseridas na regulação já estão internadas em unidades de saúde.