Publicado em 10/03/2022 - 16:27 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria de Saúde realiza ações contra arboviroses no Grajaú e em Vigário Geral
Os agentes de vigilância em saúde visitaram 1.323 imóveis nos dois bairros e eliminaram quatro focos de mosquito - Divulgação

Para reforçar a prevenção e controle das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) realizou, na manhã desta quinta-feira (10/3), ações nos bairros do Grajaú e de Vigário Geral. Além de orientar os moradores sobre as formas de prevenção, as equipes realizaram visitas em imóveis e logradouros para buscar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Nas ações desta quinta-feira, em parceria com as Subprefeituras da Grande Tijuca e da Zona Norte, Coordenação de Atenção Primária e lideranças comunitárias, os agentes de vigilância em saúde visitaram 1.323 imóveis nos dois bairros e eliminaram quatro focos de mosquito. Além disso, foram removidos materiais que poderiam servir de criadouros do vetor. Outras ações de saúde, como vacinação contra a Covid-19 e estandes educativos com materiais de apoio para tirar dúvidas da população sobre os cuidados necessários para evitar a presença do Aedes aegypti foram oferecidas. Ao todo, 250 profissionais participaram das atividades.

– Os últimos dois anos foram muito difíceis para a Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais precisaram mudar muito suas características de trabalho, as pessoas tinham medo de nos deixar entrar nas suas casas e levar Covid-19. Todos ficaram assustados e nós também. Mas tudo o que passamos nos mostrou a força do SUS e o quanto é relevante o trabalho que desenvolvemos. Por isso, é muito importante poder retomar ações como essas e voltar a cuidar também das outras questões de saúde pública, como a prevenção das arboviroses – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que acompanhou o trabalho dos agentes.

As ações da Secretaria de Saúde para controle do Aedes aegypti ocorrem durante todo o ano, sendo reforçadas no Verão, quando a combinação de chuvas e calor favorece o surgimento de criadouros do mosquito. Desde o início do ano, as equipes de vigilância ambiental em saúde já realizaram mais de 1,4 milhão de visitas em imóveis, com mais de 200 mil criadouros de mosquito eliminados.

Irajá, Realengo e Humaitá já receberam as equipes de saúde nos últimos dias. Nas próximas semanas, outras mobilizações semelhantes serão realizadas em diferentes regiões da cidade. Na próxima terça-feira (15/3), será realizada ação em Anchieta; na quarta (16/3), na Saúde; na quinta (17/3), em Itanhangá; e na sexta (18/3), em Sepetiba.

• 10 de março de 2022