Secretaria de Saúde faz ações de prevenção da dengue em bairros da cidade

Publicado em 19/02/2024 - 19:01 | Atualizado em 20/02/2024 - 14:02
Prefeitura promove ações de prevenção contra a dengue em sete bairros do Rio - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará ações de prevenção a arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial de terça-feira até sexta-feira (dias 20, 21, 22 e 23/02). Serão contemplados 17 bairros das zonas Norte, Sul, Oeste e central da cidade, com atividades conduzidas por agentes de vigilância ambiental em saúde.

Terça e quarta-feira, as atividades serão nos seguintes locais:  Complexo da Maré, Penha, Bancários, Cidade Nova, Santa Teresa, Ilha do Governador, Jacarezinho e Jardim Botânico, respectivamente. Quinta e sexta-feira, em Anchieta, Penha, Cosmos, Santa Cruz, Penha Circular, Tijuca, Sepetiba, Padre Miguel, Gardênia Azul e Abolição. As ações de prevenção e controle vetorial são estratégicas e desenvolvidas ao longo do ano, com intensificação no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

Este ano, até o dia 10 de fevereiro foram visitados 915.126 imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti. Ao todo, 157.437 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, foram realizadas 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

• 19 de fevereiro de 2024