Saúde promove ações para marcar o Dia da Luta Antimanicomial

Publicado em 16/05/2023 - 18:00 | Atualizado em 16/05/2023 - 18:03
O Bosque Dona Ivone Lara, na área do antigo Instituto Nise da Silveira - Divulgação

Maio é o mês dedicado à luta antimanicomial. Com o objetivo de atrair discussões sobre o assunto, unidades da rede municipal de saúde do Rio promoverão uma série de ações culturais ao longo da segunda quinzena do mês. A Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SMS) avançou muito no processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos nos últimos anos, com a implementação da rede de cuidados dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) como novo modelo assistencial, e com o encerramento das internações nos dois últimos grandes hospícios da cidade – processo que segue os preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Dando início à programação e para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quinta-feira (18/05), a rede de saúde mental organizou um ato na Cinelândia pela humanização do tratamento. A concentração na Zona Norte será no Instituto Nise da Silveira, de onde partirão os participantes para a atividade no Centro. Com o encerramento das internações em outubro de 2021, o Instituto Nise da Silveira se consolidou como referência na promoção da saúde mental por meio da arte, cultura, esporte, lazer e oficinas de geração de renda.

– Esta é uma data que marca a luta pela cidadania e pela possibilidade de vida fora do hospício para pessoas que foram privadas de liberdade por muitos anos. O lugar dessas pessoas é na sociedade, e precisamos cuidar desses pacientes com liberdade, dignidade e em sua diversidade. Esta luta é de toda a sociedade, de usuários, familiares e, inclusive, profissionais – diz o superintendente de Saúde Mental da SMS, Hugo Fagundes.

Nos últimos 28 anos, o Município do Rio de Janeiro libertou dos manicômios mais de quatro mil pessoas, que tiveram a cidadania resgatada, voltando a viver com suas famílias ou em uma das 97 residências terapêuticas mantidas pela Prefeitura. Seus tratamentos seguem nos 33 centros de atenção psicossocial (CAPS) da cidade, que substituem as grades por terapias humanizadas, baseadas em respeito e empatia.

O encerramento das programações de maio será com a quarta edição do Simpósio de Desinstitucionalização do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, em Curicica. O evento acontecerá entre os dias 29 e 30, das 9h às 17h, com o tema, “Corpos, subjetividades, instituições e vulnerabilidades: os outros nomes do manicômio”. O objetivo do simpósio é promover reflexões e discutir avanços sobre o enfrentamento do manicômio e suas facetas.

A antiga Colônia Juliano Moreira tem um passado atrelado à psiquiatria, com raízes na opressão, mas que transpira resistência. A unidade encerrou as internações em outubro de 2022. Muitos dos imóveis do antigo complexo foram transformados em unidades municipais de saúde, incluindo CAPS, e de assistência social. Na sede do Instituto Juliano Moreira funciona ainda hoje o Museu Bispo do Rosário, que homenageia um de seus internos mais famosos.

Na cidade do Rio, a porta de entrada para o tratamento de saúde mental são as clínicas da família. Para encontrar a mais próxima de sua residência, basta consultar no serviço Onde ser atendido, que pode ser acessado pelo SITE da Secretaria Municipal de Saúde.

Programação para marcar o mês da luta antimanicomial

17/05 – quarta-feira
Local: CAPS III João Ferreira Filho
– 10h – Assembleia de usuários e familiares com café antimanicomial
– 13h – Roda de conversa sobre CAPS e Clínica da Família Zilda Arns – Construindo um SUS antimanicomial

Local: Instituto Municipal Nise da Silveira.
– 10h30 a 11h30 – Biblioterapia em saúde mental: um encontro na oficina literária com o Centro de Documentação e Memória e o CAPS Clarice Lispector
– 10h a 16h – Visitação mediada pelos artistas da Ocupação artística: no caminho dos sonhos
– 13h30 – Cine de debate com pipoca do filme “Nise: No coração da Loucura”
– 13h30 a 14h – Circuito de visitação: “artes e saúde no Instituto Municipal Nise da Silveira”
– 16h – Apresentação do espetáculo teatral “Oceano”, por Rona Neves

– 14h – Atividades nos seguintes CAPS:
. CAPS II Visconde de Sabugosa oferece oficina de serigrafia.
. CAPS III Fernando Diniz promove roda de conversa com o tema: Por uma reforma psiquiátrica antirracista
. CAPS Ernesto Nazareth exibirá um cineclube
. CAPS II Carlos Augusto Magal realiza, na Biblioteca Parque Manguinhos, roda de conversa com o tema: “O cuidado se dá no território, em rede e em liberdade”

18/05 – quinta-feira