Saúde inaugura posto de vacinação na quadra da Portela

Publicado em 20/04/2021 - 15:52 | Atualizado em 20/04/2021 - 19:52
Novo ponto funcionará de segunda a sexta-feira - Marcos de Paula/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro inaugurou, nesta terça-feira (20), mais um ponto de vacinação (PV) na campanha contra a covid-19 na Zona Norte da cidade: na quadra da Portela, em Madureira. O novo posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo aos públicos definidos no calendário de vacinação do município.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância de um PV na região de grande movimento e circulação de pessoas, para ampliar e facilitar o acesso à vacinação dos grupos prioritários.

– Nossa expectativa é vacinar 25 mil pessoas do entorno de Madureira e ampliar a capacidade de vacinação da região. A parceria entre a SMS e a Portela permitiu a abertura de mais esse PV, justamente na semana mais importante para a vacinação contra a covid-19 na cidade, quando vamos finalizar a imunização das pessoas a partir de 60 anos – disse Soranz.

O primeiro vacinado do PV da Portela foi Carlos Ribeiro, diretor de destaques da escola de samba de Madureira, que se emocionou ao receber a primeira dose da vacina:  – Espero que o enredo deste ano seja comemorando a vacinação para todos.

Mais de 1,2 milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina no Município – Marcos de Paula/Prefeitura

Calendário de vacinação

Mais de 1,2 milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 no Município do Rio, representando cerca de 19% da população carioca e 87,3% dos idosos da cidade. Até o próximo sábado, todas as faixas de idades a partir dos 60 anos terão sido alcançadas pelo calendário de vacinação.

– A Prefeitura do Rio tem aplicado as vacinas com o menor tempo possível, com todas as unidades de saúde vacinando intensamente. Estamos perto do índice de 90% dos idosos da cidade vacinados. Esse é o momento de se proteger, porque a covid-19 pode ser muito grave, principalmente para esse público dos idosos. Então, quem conhecer alguém mais de 60 anos que ainda não se vacinou, recomende procurar uma unidade básica de saúde –  frisou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

A partir desta terça-feira até o fim da campanha, também poderão receber a vacinação gestantes com comorbidades preexistentes, de qualquer idade, e que tenham recomendação médica para a imunização. Já na próxima segunda-feira, 26 de abril, inicia o atendimento a outros grupos prioritários, incluindo algumas categoriais profissionais, como trabalhadores da educação (pública e privada) e de forças de segurança, sempre com escalonamento por idade, conforme calendário anunciado.

Para quem já tomou a primeira dose, é importante não faltar à data marcada para o recebimento da segunda dose da vacina, sempre na mesma unidade de saúde. O dia do retorno é informado após a pessoa tomar a primeira dose e é anotado a lápis no comprovante de vacinação.

Os calendários oficiais e locais de vacinação contra a covid-19 no município do Rio estão disponíveis no link: https://coronavirus.rio/vacina

Imunização na quadra da Portela começou nesta terça-feira (20/04) – Divulgação/Prefeitura
  • 20 de abril de 2021