Publicado em 07/02/2024 - 18:59 | Atualizado em 07/02/2024 - 19:37
  • Início/
  • /
  • Saúde fará ações de prevenção ao mosquito da dengue nesta quinta e na sexta-feira
Prefeitura promove ações de prevenção contra a dengue em sete bairros do Rio - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) fará ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de controle vetorial nesta quinta (08/02) e na sexta-feira (09/02). Serão contemplados quatro bairros das zonas Norte e Sul da cidade, e as ações serão conduzidas por agentes de vigilância ambiental em saúde.

Na quinta-feira, as atividades serão realizadas nos seguintes bairros: Leme, Madureira e Tijuca. Na sexta-feira, em Anchieta. As ações de prevenção e controle vetorial são estratégicas e acontecem ao longo do ano, com intensificação no verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

Este ano, até o dia 3 de fevereiro, foram 607.986 vistorias em imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti, e 130.583 recipientes que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. Em 2023, ocorreram 11,2 milhões de vistorias em imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do mosquito, com eliminação ou tratamento de mais de 2,1 milhões de recipientes.

A SMS também promove ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

• 7 de fevereiro de 2024