Saúde comemora 10 anos do Núcleo de Prevenção às Violências

• Início/
  • /
  • Saúde comemora 10 anos do Núcleo de Prevenção às Violências
Centro Administrativo São Sebastião (CASS) e o Palácio da Cidade receberão iluminação especial no próximo sábado (12/12)"Atos como esse não podem ser tolerados, merecem nossa repulsa e providências para penalizar o infrator", afirmou Jorge Felippe. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quarta-feira (23), seminário em comemoração aos dez anos da criação do Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção de Violências, das 9h às 13h, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, 455, subsolo. O evento discutirá os antecedentes e as perspectivas do trabalho do grupo e será destinado aos profissionais do município e outras secretarias da prefeitura.

O objetivo é marcar os dez anos do núcleo e afirmar a importância desse trabalho, que envolve toda a rede municipal e outros parceiros no enfrentamento da violência interpessoal e autoprovocada. O encontro terá a presença de profissionais que contribuíram com este trabalho, e contará com apresentações pelos membros do núcleo, com os grupos articuladores regionais (GAR) das coordenadorias de áreas programáticas e outros setores estratégicos da pasta.

Os registros da violência interpessoal e autoprovocada de 2011 a 2018 tiveram um crescimento exponencial, refletindo a subnotificação que existia no passado e que começa a mudar com a criação e fortificação de políticas públicas voltadas ao problema. Entre as crianças de 0 a 9 anos, as notificações foram de 667 para 2.442 no período citado. Já entre os adolescentes de 10 a 19 anos, subiram de 567 registros para 3.127. Entre os adultos de 20 a 59 anos, foram de 470 em 2011 para 8.460 em 2018, e, entre as idosas acima de 60 anos de 56 para 821 no período.

A violência ocorre de várias formas, como verbal, física, psicológica, sexual e patrimonial. Dentre as várias políticas públicas e medidas legais de combate a este transtorno social, presente em todos os ciclos da vida, estão as promulgações do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), entre outros.

Inscrições para o seminário Dez anos do Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção de Violências: Antecedentes e perspectivas devem ser feitas pelo link: http://tiny.cc/faokez

Confira a programação:
  • 9h a 9h20 – Credenciamento dos participantes
  • 9h20 – Mesa de abertura
  • 09h45 a 12h – Mesa redonda sobre antecedentes e perspectivas com representantes do núcleo e convidados
  • 12h a12h30 – Debate
  • 12h30 – 13h – Avaliação sobre o evento e o encerramento

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 22 de outubro de 2019