Sábado é o Dia D de vacinação contra o sarampo

Publicado em 31/01/2020 - 11:54 | Atualizado em 01/02/2020 - 07:43
  • Início/
  • Sábado é o Dia D de vacinação contra o sarampo
Dia D de vacinação contra o sarampoMais de 300 postos estarão disponíveis na cidade para a aplicação da vacina. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado, 1° de fevereiro, o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo, com todas as 233 unidades da Atenção Primária funcionando das 8h às 17h, além de cerca de 100 postos extras montados em todas as regiões da cidade. A mobilização faz parte do plano de intensificação da vacinação contra a doença. A estratégia é reforçar a chamada à população, em especial aos trabalhadores de categorias profissionais que atuam direto com os turistas que chegam à cidade, estando por isso mais sujeitos ao contato com o vírus vindo de fora.

A recomendação é que todas as pessoas até 59 anos compareçam a um posto de vacinação para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. É importante ainda que os pais não deixem de vacinar as crianças a partir de seis meses. Para tanto, solicita-se levar a caderneta de vacinação para conferência. Mas aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos. Após a avaliação do profissional de saúde, quem ainda não tomou as doses necessárias à proteção ou não sabe se já tomou será vacinado.

A vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Mas para ampliar a barreira de proteção, especialmente no momento em que casos da doença voltam a preocupar o país e o mundo, e em que a cidade se prepara para receber dois milhões de turistas para o carnaval, é importante intensificar a vacinação. O objetivo é proteger a população e fazer uma barreira contra a transmissão da doença, por meio de ações dirigidas a categorias profissionais que lidam diretamente com turistas.

“Estamos felizes de poder proporcionar à população uma ampla vacinação hoje (01/02), quando pretendemos vacinar 15 mil pessoas. Para isso, nossas 233 clínicas de família e centros municipais de saúde vão abrir de 8h às 17h, além de cerca de 100 postos extras que também estarão vacinando. Demos um salto e conseguimos vacinar 30 mil pessoas” – afirma a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch

Para conferir os endereços dos postos de vacinação extra-muros no Dia D de Vacinação Contra o Sarampo clique AQUI.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 31 de janeiro de 2020