Rio tem calendário ampliado para a vacinação contra a covid-19

Publicado em 04/06/2024 - 14:26 | Atualizado em 04/06/2024 - 15:17
Calendário de vacinação contra a variante XBB da covid é ampliado no Rio - Bruna Campos/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) ampliou, nesta terça-feira (4/6), a vacinação contra a covid-19 atualizada para a cepa XBB para pessoas acima de 80 anos. Pessoas com comorbidades, com 18 anos ou mais, também já podem se vacinar com apresentação de laudo médico indicando a antecipação da vacina.

– Essa atualização da vacina contra a covid-19 é muito importante, ela protege contra um novo subtipo da variante ômicron. Atualizar a vacinação da covid-19 contra a cepa predominante será fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe. Hoje ampliamos nosso público e o calendário vacinal já está sendo divulgado para que todos os cariocas se protejam –  disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A partir de sexta-feira (7/6), a imunização será ampliada para pessoas com 70 anos ou mais, e na próxima terça-feira (11/6), todos acima de 65 anos poderão se vacinar. E pessoas com comorbidades com mais de 18 anos poderão se imunizar sem apresentação de laudo médico a partir do dia 18 de junho.

O calendário completo pode ser conferido no site e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde.

Maria Alice Barbosa, de 80 anos, se imunizou nesta terça-feira no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo. Ela não perdeu tempo ao saber que vacina para sua faixa etária estava liberada.

– Eu e meu marido viajamos muito e recebemos visitas de fora. Devemos estar protegidos o tempo todo. Isso garante a proteção dos outros também, dos nossos familiares e amigos.

A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h. E do Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

Calendário ampliado para a vacinação contra a Covid – SMS
  • 4 de junho de 2024