Rio realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde

• /
  • Rio realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde
Conferência Distrital de Saúde

O município do Rio de Janeiro realiza, nos dias 3 e 4 de maio, a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) da UFRJ, com participação dos representantes de todas as áreas da cidade, que levarão para debate as diretrizes e estratégias traçadas nas respectivas conferências distritais, que aconteceram nos meses de fevereiro e março. As proposições finais da cidade, definidas na Conferência Municipal, serão posteriormente levadas à 8ª Conferência Estadual de Saúde.

O tema da 13ª Conferência Municipal é “Democracia e saúde” tendo como eixos “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do SUS” e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”. Para chegar a essa discussão, as conferências distritais reuniram moradores, profissionais e gestores de saúde de suas respectivas regiões para avaliar a situação da saúde, formular diretrizes e definir estratégias, visando alcançar a otimização dos serviços e dar continuidade à integração do SUS na cidade, no estado e em nível nacional.

Foram debatidas nas distritais questões como: as redes de atenção à saúde; qualificação da Atenção Primária; formação e integração ensino-serviço; participação popular e controle social; regulamentação das iniciativas de prevenção e promoção da saúde; direitos e responsabilidades de gestores, profissionais e usuários; políticas e estratégias de atenção às populações em situação de risco e/ou vulnerabilidade; impactos da violência na saúde; entre outros. A partir das discussões locais, foram traçadas as propostas de cada região da cidade, que serão agora apresentadas e debatidas em nível municipal.

Ao final dos debates da 13ª Conferência Municipal de Saúde, serão definidas as proposições prioritárias do município e escolhidos os delegados que levarão a pauta da cidade para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, nos dias 24, 25 e 26 de maio. No encontro estadual serão apresentadas e discutidas as propostas dos 92 municípios fluminenses, cada um com suas prioridades e demandas. Dali sairá então um documento único do estado do Rio de Janeiro para levar à 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que acontecerá em Brasília nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto, reunindo propostas e prioridades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), onde acontecerá a 13ª Conferência Municipal de Saúde, fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária da UFRJ, no Fundão. O evento acontece das 9h às 18h no dia 3 e, no dia 4, das 8h às 18h.

• 24 de abril de 2019