Publicado em 24/05/2023 - 17:32 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Programa Cegonha Carioca garante visita à maternidade e serviço de ambulância própria
Encontro do programa Cegonha Carioca - Edu Kapps / Prefeitura do Rio

A mamãe Luana Tonebra, de 26 anos, estava grávida de 38 semanas da sua segunda menina – ela já é mãe da Maitê, de 3 anos – quando foi conhecer o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (HMMABH), no Centro. A visita fazia parte do Programa Cegonha Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, que tem o objetivo de garantir o melhor cuidado para a mãe e o bebê, desde o pré-natal ao parto. A assistência reduz os riscos de complicações durante a gravidez e a mortalidade materno-infantil. Desde que foi implantado pela Prefeitura do Rio, em 2011, mais de 1,2 milhão de mulheres já foram beneficiadas pelo programa, sendo um incentivo para as futuras mamães não descuidarem do pré-natal.

A primeira gestação da Luana foi tranquila, com um parto sem intercorrências. Já na segunda gravidez, a mamãe desenvolveu diabetes gestacional, que evoluiu para um quadro de alto risco. A descoberta ocorreu durante uma consulta de pré-natal na Clínica da Família Wilma Costa, na Ilha do Governador, no quinto mês de gestação, e a paciente passou a ser acompanhada pelo pré-natal da maternidade, garantindo uma assistência de maior complexidade. Por conta da sua condição de risco, Luana não abriu mão do apoio que o serviço proporciona às gestantes, principalmente na reta final da gravidez. O bebê nasceu saudável na última sexta-feira, 19 de maio.

– É a segunda vez que sou beneficiada pelo programa, em que confio muito! Na minha primeira gestação, fez toda a diferença contar com a ambulância me levando à maternidade, porque minha dilatação evoluiu muito rápido. Já a segunda gestação foi um pouco mais difícil, por conta da diabetes gestacional, mas o programa foi fundamental. Quando eu passava mal em casa, eu acionava o programa e uma equipe ia até a minha casa fazer avaliação. No momento de desespero, a gente fica com medo de nascer a qualquer hora e nós temos aquele apoio, aquele suporte que sei que posso contar – contou a mamãe de segunda viagem.

As mães cadastradas no Cegonha Carioca podem agendar a visita à maternidade a partir da 28º semana (cerca de seis meses) de gravidez na própria clínica da família ou no centro municipal de saúde onde realiza o pré-natal. O encontro reúne não só as gestantes, como também os companheiros e outros membros próximos das famílias. Os profissionais de saúde, então, apresentam a unidade e explicam como funciona a assistência ao parto e dão outras orientações, como sobre os sinais que as futuras mamães devem observar para saber se já chegou a hora de seguir para a maternidade. As famílias também recebem o kit cegonha, com enxoval para o bebê com bolsa, trocador, macacão, casaquinho, body, toalha, manta, calças e meias.

A técnica da enfermagem Rosemere Siqueira trabalha há dez anos no HMMABH coordenando as visitas e orientando as gestantes do Cegonha Carioca e destaca a importância do programa:

– É muito sensível esse acolhimento das gestantes desde o pré-natal. Elas chegam aqui cheias de dúvidas nas visitas e a gente consegue esclarecer, diminuir a ansiedade. Outro diferencial é o serviço da ambulância do Cegonha Carioca, que fica à disposição para atender as mamães onde elas estiverem e levá-las para a maternidade, se necessário – destacou Rosemere.

O programa Cegonha Carioca inclui serviço de ambulâncias específicas que as mães podem acionar caso passem mal ou identifiquem o trabalho de parto. As ambulâncias contam com equipamentos e profissionais habilitados e, quando acionadas, vão até o local onde a gestante está para fazer avaliação com o profissional. Caso a paciente já esteja em trabalho de parto, ela é conduzida em segurança até a maternidade de referência.

Encontro do programa Cegonha Carioca – Edu Kapps / Prefeitura do Rio
  • 24 de maio de 2023