Programa Academia Carioca leva atividades físicas para mais de 1.400 moradores de condomínios

Publicado em 29/04/2020 - 16:57 | Atualizado em 30/04/2020 - 11:24
Academia Carioca: 61% perderam peso e 52% reduziram índice de massa corporal (IMC). Foto: divulgação / SMSAcademia Carioca: 61% perderam peso e 52% reduziram índice de massa corporal (IMC). Foto: divulgação / SMS

A Prefeitura do Rio atingiu a marca de 1.408 cariocas mobilizados em manterem-se ativos no período de distanciamento social em apenas duas semanas. A ação, da Secretaria Municipal de Saúde, implementada pelo Programa Academia Carioca, tem o objetivo de melhorar a rotina diária e a percepção de satisfação da vida, como medida de promoção da saúde para combater sofrimento social e impacto psicológico devido ao afastamento social durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. No período de isolamento, a atividade física regular é uma ferramenta importante para diminuir os riscos de depressão.

Ao total, são 27 condomínios de todas as regiões da cidade programados para participar da ação. As atividades são desenvolvidas na parte da tarde, duas vezes por semana e estão autorizadas pelos síndicos. As ações promovidas nos condomínios também estão sendo transmitidas ao vivo na página oficial do programa no Facebook. Uma delas pode ser assistida aqui.

A ação está programada para acontecer nos seguintes bairros: Anil, Bonsucesso, Botafogo, Brás de Pina, Cachambi, Campo Grande, Copacabana, Cordovil, Engenho de Dentro, Gávea, Guadalupe, Irajá, Madureira, Pedra de Guaratiba, Praça de Bandeira, Realengo, Santa Cruz, São Francisco Xavier e Tomás Coelho .

A receptividade da população é um dos pontos chave para o sucesso da ação, como explica Junia Cardoso, coordenadora Técnica de Promoção da Saúde.

– O engajamento dos cariocas, que estão participando ativamente e abraçando a ideia, tem feito toda a diferença. Neste período, poder oferecer um momento capaz de aliar promoção da saúde e reduzir o impacto psicológico causado pelo afastamento social, é uma das missões dos nossos profissionais – explica Junia.

Exercícios físicos melhoram rotina diária e percepção de satisfação da vida. Foto: divulgação SMS

Na linha de frente, o profissional de Educação Física Raul Costa Pereira, da Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, na Rocinha, conta que fazer parte da ação também traz benefícios para os profissionais.

– Essa estratégia é capaz de gerar impactos positivos para ambos os lados porque, enquanto a população pode se exercitar sem sair de casa, nós, os profissionais, podemos continuar exercendo o ofício que amamos: cuidar da saúde da população – afirma Raul.

Conheça o programa

O Programa Academia Carioca foi implantado em 2009, com o objetivo de promover a prática regular de atividade física. O projeto conta com mais de 142 mil usuários e está presente em 202 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), oferecendo aulas de ginástica, artes marciais, capoeira, dança,caminhadas, hidroginástica, entre outras atividades. Histórias de sucesso fazem parte da trajetória do programa.

Com as atividades, 61% dos praticantes tiveram diminuição do peso e 52% reduziram o índice de massa corporal (IMC). Pedro Paulo Laurentino é um exemplo dos excelentes resultados do programa na Clínica da Família Everton de Souza Santos. Ele participa das atividades desde 2016 e perdeu mais de 100 kg, além de ter conseguido abandonar o vício do cigarro.