Programa Academia Carioca já atendeu mais de 190 mil pessoas na cidade do Rio

Publicado em 28/06/2023 - 15:06 | Atualizado
Criado em 2009, o programa Academia Carioca visa promover a prática de atividade física de forma mais acessível - Edu Kapps/SMS-Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, se reuniram com 3,5 mil pessoas, entre alunos e profissionais de Educação Física, para celebrar os 14 anos do programa Academia Carioca, no ExpoMag, na Cidade Nova, nesta quarta-feira (28/6). Durante o evento Balanço Carioca, que ocorre anualmente, foram apresentadas as conquistas do trabalho, além de ter sido dada voz para que os participantes fizessem sugestões que pudessem ser implementadas nas atividades.

– Estou com 53 anos e é impressionante. Estava paradão, sem fazer nenhuma atividade física. Em janeiro, comecei e é incrível como nosso estado de espírito e disposição mudam, melhoram quando praticamos atividade física. Cada vez mais as pessoas vão poder prolongar o tempo de vida, mas sem qualidade não é a melhor coisa do mundo. Ao criarmos as clínicas da família, o nosso objetivo não era o de cuidar da doença, mas da saúde das pessoas. Fazer com que elas não tivessem a doença e, principalmente, não morressem ou perdessem a qualidade de vida por causa de fatores que pudessem ser prevenidos. Por isso, a necessidade desse acompanhamento, da atividade física, da alimentação correta – destacou o prefeito do Rio.

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa Academia Carioca visa promover a prática de atividade física de forma mais acessível, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde e reduzir as desigualdades entre a população. O programa conta com 123 profissionais de educação física integrados às equipes de saúde em 216 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e, em junho, chegou à marca de 192 mil participantes, 57% deles com mais de 60 anos.

Levantamento feito pela coordenação do programa mostra que a prática regular de atividade física aumentou a qualidade de vida da população envolvida. Entre os resultados, a pesquisa indicou que 90% dos participantes apresentaram controle da pressão arterial; 61% tiveram redução do peso corporal; 52% redução do IMC. Dos integrantes que faziam uso de medicação prescrita, 20% tiveram a indicação medicamentosa suspensa, após reavaliação médica.

– Não podemos pensar em saúde só quando estamos doentes, em ir para a unidade de saúde só quando estamos precisando. Investir em atividade física, em bem-estar, ajuda a prevenir doenças. Se nos cuidarmos, não vamos adoecer nem precisar de um hospital. O programa Academia Carioca cuida da saúde física e mental – disse o secretário municipal de Saúde.

O Balanço Carioca 2023 teve como principal tema a retomada das atividades físicas presenciais após a pandemia de covid-19. Em 2020 e 2021, as aulas do programa foram remotas, realizadas por videochamadas e lives nas redes sociais. Em suas próprias casas, os alunos seguiam as orientações dos instrutores e mantinham a rotina de exercícios. Foram mais de 5 mil aulas produzidas e compartilhadas, que além da promoção à saúde, também ofereceram apoio emocional para os alunos.

Durante a apresentação do balanço, que mostrou as conquistas da população quanto à qualidade de vida, a coordenação do programa ressaltou a importância dos profissionais de Educação Física para a saúde carioca. Professores das dez áreas programáticas da cidade subiram ao palco para receber uma homenagem em nome dos 123 instrutores que fazem parte do programa.

E para a surpresa de todos, alguns dos 192 mil alunos foram destacados e também receberam homenagem. Foi o que ocorreu com Valdiva da Silva Ramos, de 62 anos.

– Não sabia que iam chamar o meu nome e me entregar esse presente tão especial. Comecei a frequentar as aulas há pouco mais de um ano, depois que me aposentei. Eu estava me sentindo muito sozinha, só ficava em casa, não saía para lugar nenhum e entrei em depressão. Então resolvi vir para a Academia Carioca e foi a melhor decisão que já tomei – contou Valdiva.

• 28 de junho de 2023