Prefeitura tem programação para o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio

Publicado em 09/09/2019 - 19:40 | Atualizado em 10/09/2019 - 14:35
Divulgação/Prefeitura do RioDivulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro planejou uma programação especial para apoiar a campanha nacional Setembro Amarelo: nesta terça-feira (10), Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, serão realizadas diversas ações na cidade, como eventos gratuitos para sensibilizar a população e a iluminação de monumentos na cor que marca o movimento.

A campanha Setembro Amarelo foi criada há quatro anos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o objetivo de dar visibilidade ao problema e ampliar o debate sobre o tema. A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, promove durante todo o mês ações nas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) de toda a cidade, com alertas à população sobre sinais e sintomas que possam ajudar a evitar mortes.

Já a Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos faz nesta terça-feira panfletagem para divulgar o trabalho do CVV, que atende pelo número 188 quem quer conversar com os voluntários 24 horas por dia. A divulgação, com apoio de frequentadores das Casas de Convivência da Prefeitura, será às 9h, na Praça Eugênio Jardim, em Copacabana, e, às 9h30m, na Rocinha (saída do metrô), no Largo da Penha e em Santíssimo (estação de trem e Praça Pedro Antic).

A secretaria também fará um aulão de ginástica com professores da Clínica da Família, a partir das 8h30m, na Praça Corumbá, em Botafogo; apresentação de dança cigana na Praça Saens Peña, na Tijuca, às 15h; realização de roda de conversa no salão nobre do Parque Lage, após  visita guiada ao local, às 9h; e panfletagem em frente à PUC, na Gávea, e também sede da Prefeitura, na Cidade Nova, pela manhã e à tarde.

Para marcar a data, a Rioluz iluminará de amarelo os Arcos da Lapa, a Câmara Municipal do e o monumento a Estácio de Sá. A cor especial, que contribuiu para divulgação do tema prevenção ao suicídio, permanecerá até o dia 18.

Quatro passos que ajudam a salvar vidas

• CONVERSE

Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar com essa pessoa. Ouça sem julgamentos. Você também pode indicar a linha sigilosa 188, para apoio emocional.

• ACOMPANHE

Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

• BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL

Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça companhia para o atendimento.

• PROTEJA

Se há perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha. Procure ajuda profissional e entre em contato com alguém de confiança, indicado por ela.

Fonte: Ministério da Saúde

Contatos úteis

CVV

Telefone: 188 (ligação gratuita, 24 horas)