Publicado em 21/01/2022 - 20:15 | Atualizado em 21/01/2022 - 21:51
  • Início/
  • /
  • Prefeitura segue orientação da Saúde e adia desfiles da Sapucaí para o feriado de Tiradentes, em abril
Reunião sobre carnaval 2022 - Beth Santos / Prefeitura do Rio

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de Covid-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca, Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano, Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Em nota conjunta, as secretarias de Saúde do Rio e de São Paulo informaram que houve mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 provocada pela introdução e rápida disseminação da variante de preocupação (VOC) omicron nas duas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, caracterizada pelo significativo aumento de casos de síndromes respiratórias por Covid-19 a partir da penúltima semana epidemiológica de 2021 (SE 51/2021).

Na semana 51/2021 foram confirmados 9.476 casos de Covid em São Paulo e 1.113 casos no Rio de Janeiro; na semana 52 foram 18.513 casos confirmados em São Paulo e no Rio, 9.752; na semana 01/2022 40.979 casos em São Paulo e 50.857 no Rio, caracterizando crescimento intenso na curva de casos confirmados. A partir da semana 51/2021 também ocorreu aumento das internações hospitalares por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ressaltando em especial um maior risco em não vacinados e/ou pessoas com esquema vacinal incompleto.

Deste modo, as autoridades sanitárias das duas secretarias municipais de Saúde recomendam o adiamento do carnaval para abril, período que pelo padrão de ocorrência da variante omicron até o momento, deve-se ter um cenário epidemiológico mais seguro.

Outras informações sobre a nova programação do carnaval no feriado de Tiradentes serão divulgadas em momento oportuno.

• 21 de janeiro de 2022