Prefeitura promove ações de saúde na Tijuca

Publicado em 29/03/2023 - 18:15 | Atualizado
Prefeitura promove ações de prevenção contra a dengue em sete bairros do Rio - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (29/03) ação de promoção da saúde e prevenção de arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) na Praça Afonso Pena, na Tijuca. A ação contou com atividades físicas e educativas, aplicação da vacina contra a covid-19, além de visitas domiciliares para busca e eliminação de possíveis focos do mosquito.

As atividades fizeram parte de uma ação conjunta com a Subprefeitura da Grande Tijuca, a Central 1746 e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. A SMS participou das ações com 55 profissionais da Coordenadoria Geral de Atenção Primária local e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental.

Maria José Lima, de 69 anos, estava sem coragem para procurar a sua unidade de saúde de referência para tomar a dose de reforço contra a covid-19 e viu na tenda montada na praça a oportunidade para colocar a caderneta em dia:

– Quando eu vi que tinha uma tenda aqui, pertinho de casa, não perdi a oportunidade. Vim correndo me vacinar.

Os agentes da vigilância em saúde (AVS) fizeram abordagem educativa em estandes na praça, com material de apoio para tirar dúvidas da população sobre os cuidados necessários para evitar a presença do Aedes aegypti. Além disso, houve prática de exercícios físicos com mais de 130 alunos do Programa Academia Carioca. Ao todo, 57 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 no local.

Os agentes de vigilância em saúde também visitaram 193 imóveis e eliminaram ou trataram 156 recipientes que poderiam servir de criadouro de mosquitos. Seis focos do mosquito da dengue foram encontrados e eliminados.

• 29 de março de 2023