Prefeitura moderniza infraestrutura do Hospital Municipal Barata Ribeiro, referência em cirurgia plástica

Publicado em 10/07/2020 - 15:17 | Atualizado em 10/07/2020 - 15:27
Hospital Municipal Barata Ribeiro recebeu 21 novos equipamentos. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou nesta sexta-feira (10/07), 21 novos equipamentos para modernização tecnológica do Hospital Barata Ribeiro, na Mangueira, unidade de referência em cirurgia plástica na rede municipal de saúde.

Uma termodesinfectadora, dois esterilizadores — usados na limpeza e desinfecção de instrumentos hospitalares—, três aparelhos de ultrassonografia, dois eletrocardiógrafos, seis monitores multiparamétricos, dois desfibriladores externos, três mesas cirúrgicas e dois focos auxiliares de led agora integram os insumos da unidade.

– São excelentes equipamentos que estão vindo para melhorar ainda mais o tratamento oferecido à nossa população aqui no Barata Ribeiro. Estamos reformando completamente o setor tecnológico: foco cirúrgico, mesa cirúrgica, todos os leitos da área de geriatria, ar condicionado, carrinhos de anestesia, máquinas de esterilização – detalhou o prefeito.

A modernização reforça o compromisso da Prefeitura do Rio com as melhorias na saúde pública, que ocorrem desde o início da gestão.

– Abrimos 160 leitos de UTI na Baixada Fluminense e na região serrana, com equipamentos de primeira. Entre as capitais do Brasil, temos as melhores condições de atender o nosso povo. Outras cidades do mesmo padrão estão em situação mais difícil. Temos tomógrafos na Maré, na Pavuna, em Bangu, em Campo Grande, na Cidade de Deus. Isso é um legado à altura da nossa população, – reforçou Crivella, que disse ainda que luta para consolidar o plano de cargos e salários para os profissionais da rede municipal de saúde.

Melhorias na estrutura e mais equipamentos

Desde 2017, o Hospital Municipal Barata Ribeiro já havia recebido outros 225 equipamentos. Em 2019, quando o Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro foi incorporado ao hospital Barata Ribeiro, todas as enfermarias do 3º andar receberam uma nova climatização. Com a entrega de hoje, completa-se o amplo processo de modernização pelo qual a unidade passou ao longo da atual gestão.

Outras seis unidades do complexo de urgência e emergência da rede municipal já receberam novos equipamentos para modernização do parque tecnológico. Foram 395 itens distribuídos para os hospitais Miguel Couto, CER Leblon, Salgado Filho, Rocha Faria, Pedro II, e Lourenço Jorge/CER Barra. Dessas unidades, o Miguel Couto, o Salgado Filho e o Pedro II receberam o segundo tomógrafo comprado antes da pandemia e que é essencial no diagnóstico precoce da pneumonia viral, um dos principais sintomas da Covid-19.

Nos últimos três anos, foi feito um investimento total de R$ 370 milhões para renovação do parque tecnológico. Foram comprados mais de 18 mil itens, entre eles 27 tomógrafos. Além disso, a Prefeitura do Rio adquiriu 162 aparelhos de raio-X e 726 respiradores, entre outros equipamentos que estão sendo entregues às unidades.

Referência em cirurgia plástica

O Hospital Municipal Barata Ribeiro é uma referência em cirurgia plástica na rede municipal de saúde. Localizado na Mangueira, o hospital já realizou 1.493 cirurgias este ano. Entre as especialidades do hospital estão a cirurgia plástica, ortopedia, odontologia e geriatria. São 431 profissionais atuando na unidade. Com mais de 72 anos de atendimento à população carioca, o hospital conta com 122 leitos.