Prefeitura Mais Perto de Você se aproxima dos 400 mil atendimentos e chega a Realengo

Publicado em 11/10/2019 - 15:40 | Atualizado em 11/10/2019 - 17:19
Prefeitura Mais Perto de Você em Realengo: estande da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. Foto: Nelson Duarte / Prefeitura do RioPrefeitura Mais Perto de Você em Realengo: estande da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. Foto: Nelson Duarte / Prefeitura do Rio

O prefeito Marcelo Crivella acompanhou nesta sexta-feira, 11 de outubro, a 10ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você, que reúne serviços diversos, como cadastro para vagas de emprego, exames de saúde e ações de educação, entre outros. Desta vez, as atividades são na Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo. Por dois dias seguidos, servidores de mais de 20 órgãos municipais ficam pertinho dos moradores para tirar dúvidas e buscar soluções para demandas da população, das 9h às 16h. Nas nove edições anteriores foram mais de 315 mil atendimentos. A meta é chegar a 400 mil até o fim do ano.

– Temos diversos serviços aqui hoje. De saúde, educação, emprego. As pessoas desempregadas podem fazer um cadastro e ser encaminhadas para oportunidades de trabalho. Tem também o pessoal da Fazenda, para esclarecer sobre questões pendentes. Enfim, é a Prefeitura, como diz o nome do programa, perto dos cidadãos – disse Crivella.

Crianças da Escola Municipal José Pancetti, da 8a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), fizeram uma apresentação de música e dança em que pediam paz no mundo. Em seguida, o prefeito assistiu também a exibições de capoeira de estudantes da rede municipal de educação.

Prefeitura Mais Perto de Você em Realengo: estande da Secretaria Municipal de Saúde. Foto: Nelson Duarte / Prefeitura do Rio

Nos vários estandes da Prefeitura, distribuídos dentro e fora da Areninha, são prestados esclarecimentos sobre consultas ao Portal SisReg e é possível, por exemplo, agendar castrações de cães e gatos, além de atualizar o calendário de vacinação (vacina anti-tetânica, febre amarela e hepatite B) e agendar visitas para o controle de arboviroses, entre outros serviços.

Tânia Cilene, de 50 anos, moradora de Realengo, buscava informações sobre castração para seus gatos.

– Aproveitei para ver o que tinha mais. No estande da Cultura, acabei achando livros e peguei para mim, minha filha e minha amiga – contou.

A Comlurb, em todas as edições, distribuiu folhetos informativos sobre o horário de coleta domiciliar, remoção gratuita, coleta seletiva, limpeza de calçadas, controle de vetores, podas de árvores, manutenção de brinquedos em praças, limpeza de ralo e descarte irregular de lixo.

O Prefeitura Mais Perto de Você é um programa que leva informação e serviço aos bairros. As ações já aconteceram em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna, Sepetiba, Pedra de Guaratiba e Padre Miguel.

As ações têm a participação dos seguintes órgãos da Prefeitura:

• Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
  • Secretaria Municipal de Educação (SME)
  • MultiRio
  • Secretaria Municipal de Transportes (SMTR)
  • Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH)
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI)
  • Iplan Rio
  • Guarda Municipal
  • Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP)
  • Defesa Civil
  • Comlurb
  • CET-Rio
  • Secretaria Municipal de Fazenda (SMF)
  • Rioluz
  • Conservação
  • Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS)
  • Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos
  • Vigilância Sanitária (Subvisa)
  • Procon Carioca
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAC)
  • RioZoo
  • Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT)
  • Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
  • 11 de outubro de 2019