Publicado em 09/10/2020 - 17:15 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura faz parceria com farmácias para intensificar vacinação contra o sarampo em jovens e adultos
No ponto facultativo de sexta e no feriado de segunda não haverá vacinaçãoPopulação contou com mais de 260 postos em toda a cidade. Foto: Divulgação/SMS

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre a segunda semana da campanha de multivacinação com uma nova estratégia para intensificar a aplicação da vacina contra o sarampo em pessoas com idade entre 15 e 49 anos. A SMS fez parceria com quatro redes de farmácias para oferecer, do dia 13 (próxima terça-feira) até 30 de outubro, a vacina em drogarias localizadas nas zonas Oeste, Norte, Sul e Centro. O horário de vacinação será das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. Os endereços das farmácias participantes estão no link: https://bit.ly/3nB3icU .

As farmácias parceiras pertencem às redes Nossa Drogaria, Venâncio, Farmácia do Leme e Drogaria Maria Letícia e todas possuem licenciamento sanitário para imunização. Elas vão funcionar como postos de vacinação externos, com orientação e monitoramento da Coordenação do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde. Ao mesmo tempo, todas as 237 unidades municipais de saúde continuam oferecendo a vacina.

Deve se imunizar mesmo quem já tomou a vacina, já que esta é uma dose de reforço. A SMS recomenda levar a caderneta de vacinação, mas será vacinado mesmo quem não tiver a caderneta. A aplicação é gratuita. Nas farmácias não serão vacinadas crianças.

Desde que a campanha de intensificação começou, em 05 de outubro, a adesão tem sido baixa. Até o dia 08, foram aplicadas 6.057 doses no total, sendo 3.488 na faixa etária de 15 a 49 anos e 707 na faixa de seis a onze meses.

Campanha Nacional de Multivacinação segue com baixa procura no Rio

A primeira semana da Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 05 de outubro, permanece com uma preocupante baixa adesão.

Entre os dias 05 e 08 de outubro, a vacinação contra a poliomielite – que causa a paralisia infantil – atingiu apenas 3,6% da meta de cobertura vacinal no município. Foram aplicadas apenas 10.732 doses.

Também segue com pouca adesão a Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 15 anos, com a oferta de 18 vacinas de rotina em todos os 237 postos de vacinação da rede municipal.

Até 08 de outubro, compareceram às unidades de saúde do município do Rio de Janeiro 30.456, das quais 22.184 foram imunizadas. No total, foram aplicadas 36.629 doses das diversas vacinas oferecidas, com a seguinte distribuição por faixa etária: 30.807 doses em crianças de zero a seis anos; e 5.822 doses na faixa de sete a catorze anos.

Dia D de Vacinação será em 17 de outubro

A Secretaria Municipal de Saúde participa do Dia D da Campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite no próximo dia 17 de outubro. Excepcionalmente nesta data, um sábado, todos os 237 postos, nas clínicas da família e centros municipais de saúde, da SMS receberão a população para multivacinação.

Vacinas que fazem parte da campanha

Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estão sendo oferecidas na Campanha Nacional de Multivacinação. No calendário para as crianças com até 10 anos, são 14 vacinas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

Para os adolescentes, há o reforço das imunizações feitas na infância, com a aplicação das vacinas para Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV Quadrivalente e Varicela.

A vAcina contra o sarampo também está sendo aplicada durante a campanha.

• 9 de outubro de 2020