Prefeitura faz ação de combate a arboviroses na Maré e na Saúde

Publicado em 16/03/2022 - 19:50 | Atualizado em 17/03/2022 - 14:30
Ação contra arboviroses - Divulgação / Prefeitura do Rio

Moradores da Saúde e da Maré receberam nesta quarta-feira (16/03) ações de promoção da saúde, prevenção e controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Agentes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS-Rio), auxiliados pela Comlurb e pelas subprefeituras do Centro e da Zona Norte orientaram moradores e realizaram busca e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

Durante a ação nas duas regiões, um total de 1.486 imóveis foram visitados, e também foi feita a remoção de material que poderia servir de criadouro do inseto. Também teve vacinação contra a Covid-19, atividades do Programa Academia Carioca e estandes educativos com material de apoio para tirar dúvidas da população sobre os cuidados necessários para evitar a presença do Aedes aegypti. Ao todo, 300 profissionais participaram das atividades.

As equipes do Serviço de Controle de Vetores da Comlurb também distribuíram folhetos explicativos sobre roedores e caramujos. Os profissionais deram orientação e registraram pedidos para realização de atendimentos.

Desde o início do ano, as equipes de vigilância ambiental da SMS-Rio já realizaram cerca de 1,5 milhão de visitas em imóveis, com mais de 200 mil criadouros de mosquito eliminados. Ações de orientação já foram realizadas nos seguintes bairros: Urca, Pedra de Guaratiba, Piedade, Irajá, Realengo, Humaitá, Grajaú, Vigário Geral e Anchieta, além de Maré e Saúde. Nos próximos dias, outras mobilizações semelhantes na Praça Seca, na Tijuca e em Sepetiba.

Ação contra arboviroses – Divulgação / Prefeitura do Rio
  • 16 de março de 2022