Prefeitura entrega mais de 50 equipamentos à Maternidade Alexander Fleming

Publicado em 29/07/2020 - 16:37 | Atualizado
Investimento em recursos humanos e equipamentos permitiu aumento de 68% nos atendimentos. Foto: Nelson Perez / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta quarta-feira, 29/07, mais 53 equipamentos para o Hospital Maternidade Alexander Fleming, em Marechal Hermes. Ao todo, são três aparelhos de ultrassonografia, duas mesas cirúrgicas, 21 monitores, dez focos cirúrgicos, um ecocardiógrafo, um desfibrilador e 15 bombas de seringa. A maternidade, referência na Zona Norte carioca, já realizou 1.913 partos em 2020.

Desde 2017, a maternidade está renovando o parque tecnológico com a aquisição de 117 equipamentos. Em 2020 houve a contratação de 121 profissionais, entre obstetras, pediatras, anestesistas, enfermeiros obstetras e médicos especializados em atendimento pré-natal. Com as melhorias em equipamentos e recursos humanos, foi possível aumentar a oferta de serviços. Houve um aumento de 68 % nos atendimentos de emergência. Só a emergência do hospital atendeu 1.863 gestantes este ano.

– Hoje comemoramos, aqui em Marcehal Hermes, um dia muito impotante. É a chegada de novos equipamentos ao Hospital Maternidade Alexander Fleming. Estamos falando de bombas infusoras, respiradores, monitores, equipamentos de ultrassom, tudo de primeira categoria, dentro dessa renovação espetacular do parque tecnológico da saúde do Rio de Janeiro. Esse ano já nasceram quase dois mil bebês nesta unidade. Imagina a importância desses aparelhos, num momento sublime da mulher – disse Crivella.

Sobre o Hospital Maternidade Alexander Fleming

Inaugurado em janeiro de 1956, o Hospital Maternidade Alexander Fleming é uma importante unidade da Zona Norte, que cuida de gestantes da região de Madureira e adjacências e é referência para o atendimento de pré-natal de risco. Somente em 2020, foram realizados 1.209 atendimentos. No mesmo prédio da maternidade, em junho foi inaugurada a Clínica da Família Paulo D’Aguila, que receberá aproximadamente 16 mil pessoas da região.

Quem foi Alexander Fleming?

O nome da maternidade é uma homenagem ao médico e biólogo britânico Sir. Alexander Fleming, mais conhecido pelo descoberta da penicilina. O antibiótico modificou tratamento de doenças, como a tuberculose. Pelas pesquisas e avanços na medicina proporcionados pela descoberta de Fleming, em 1945 ele ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina.