Prefeitura do Rio publica edital para contratação de mil leitos de UTI na rede privada

Publicado em 23/04/2020 - 11:58 | Atualizado
Um dos leitos do Hospital de Campanha no Riocentro. Foto: Divulgação / Prefeitura do RioSão 115 pessoas internadas no Hospital de Campanha do Riocentro. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de saúde, publicou nesta quinta-feira (23/04), em edição extraordinária do Diário Oficial, o edital de licitação para para contratar mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede particular para pacientes com covid-19. A medida ajudará no aumento de vagas até a abertura de todos os cerca de mil leitos programados na rede municipal de saúde.

Os interessados em participar do chamamento público, integrantes ou não da rede de serviços complementares do Sistema Único de Saúde, devem ofertar, no mínimo, cinco leitos de UTI adulto.

Os serviços serão remunerados pela tabela de procedimentos do SUS em vigor na data de realização do contrato. Pelo aluguel dos leitos, a Prefeitura pagará diária de R$1.600,00 e mais R$1.500,00 para tratamento da infecção pela covid. Todos os prestadores habilitados serão convocados para integrar temporariamente a rede de serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro pelo prazo que perdurar a necessidade de tratamento de pacientes com Síndrome Aguda Grave – SRAG/COVID-19.

Chegada de respiradores será fundamental para ampliar leitos para covid-19

Em toda a rede SUS, que inclui as unidades de saúde municipais, estaduais e federais, a taxa de ocupação na UTI é de 93%. Com a chegada de 300 respiradores, no primeiro lote do carregamento que será transportado por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), a Prefeitura do Rio vai concluir a liberação de todos os 381 leitos programados para o Hospital Ronaldo Gazolla, referência para atendimento da doença na rede, e terminar de equipar o hospital de campanha, no RioCentro, construído para atender aos casos de covid.

A unidade terá 500 leitos, sendo 100 de UTI. As duas unidades juntas terão 881 leitos – 301 deles de UTI.