Prefeitura do Rio já vacinou 19 mil neste Dia D contra o sarampo

• Início/
  • /
  • Prefeitura do Rio já vacinou 19 mil neste Dia D contra o sarampo
Dia D contra o sarampoPostos continuam abertos até o fim da tarde de hoje para receber população. Foto: Mariana Ramos/ Prefeitura Rio

Até as 11h30 deste sábado, Dia D Nacional da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, 19.095 pessoas foram vacinadas no município do Rio nos mais de 360 postos da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as 233 unidades da rede de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e mais de 130 postos extras montados em todas as regiões da cidade continuam em funcionamento até o fim da tarde (até as 16h os postos volantes e 17h as unidades de saúde). No acumulado do ano, já são 182.114 pessoas vacinadas na cidade.

A recomendação é que todas as pessoas até 59 anos compareçam a um posto de vacinação para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. Para tanto, solicita-se levar a caderneta de vacinação para conferência. Mas aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos.

Este dia D nacional é a segunda grande ação da SMS para intensificar a vacinação contra o sarampo na cidade do Rio. O município do Rio se antecipou à campanha nacional e, em 1º de fevereiro, foi realizado o Dia D de vacinação no município. Na ocasião, 56.680 pessoas foram vacinadas. Em 2019 foram feitas 309.346 da Tríplice Viral (sarampo, rubéola e coqueluche) e a cobertura dessa vacina nas crianças de um ano foi de 100,77%.

Equipes regionais de atenção primária e vigilância em saúde vêm adotando ações de controle preconizadas pelo Programa de Imunizações, diante da comunicação de caso suspeito. Este ano, o município intensificou a vacinação, iniciando campanha para a população de 6 meses a 59 anos, reforçando as ações voltadas a trabalhadores de saúde e para aqueles que lidam diretamente com turistas e podem estar mais sujeitos ao contato com o vírus da doença – taxistas e motoristas de aplicativos, funcionários da rede hoteleira, policiais militares e guardas municipais, entre outros.

Em parceria com o programa Saúde na Escola, foram vacinados alunos da rede do ensino fundamental. Também já está programada vacinação nas grandes universidades na semanas de 9 de março, quando recomeçam as aulas.

A Vigilância em Saúde também vem realizando treinamentos para as equipes assistenciais da rede hospitalar e da Atenção Primária, para a sensibilização dos profissionais para identificação dos casos suspeitos, implementação de ações de investigação e bloqueio com o preenchimento de roteiro de investigação, coleta e cadastramento de amostras.

Confira os endereços dos postos volantes de vacinação no Dia D de Vacinação Contra o Sarampo disponíveis aqui.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 15 de fevereiro de 2020