Prefeitura do Rio faz dia de mobilização para vacinação contra a gripe

Publicado em 12/06/2019 - 14:11 | Atualizado em 22/11/2019 - 16:45
  • Início/
  • Prefeitura do Rio faz dia de mobilização para vacinação contra a gripe
Serão mais de 100 pontos extras de vacinação espalhados por toda a cidade

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais um dia de mobilização para garantir a proteção de quem faz parte dos grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Influenza, mas ainda não se vacinou. Serão mais de 100 pontos extras de vacinação espalhados por todas as regiões da cidade, entre escolas, creches, praças, igrejas, e outros. A ação vai das 8h às 17h. Até o momento, a cobertura da campanha na cidade está em 83% e a meta é chegar a 90%.

Até o dia 15 de junho, a vacina contra a gripe se mantém exclusiva para idosos, crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 após o parto (é preciso apresentar comprovação), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e professores da rede regular de ensino, além de portadores de doenças crônicas (necessária apresentação de prescrição médica com a indicação ou algum documento que comprove a condição crônica da doença).

A vacina também está disponível nas 232 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2019 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

Confira aqui a lista dos pontos de vacinação.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 12 de junho de 2019