Prefeitura cede equipamentos para Cabo Frio e Miracema

Publicado em 22/07/2020 - 19:44 | Atualizado
Equipamentos da Prefeitura cedidos a Cabo Frio e Miracema. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta quarta-feira (22/07) 30 equipamentos para montagem de leitos de UTI específicos para Covid-19 nos municípios de Cabo Frio e Miracema. Com mais essa entrega, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município chega à marca de 468 equipamentos de UTI destinados a 22 cidades fluminenses e para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), que pertence à rede estadual. Com os respiradores e monitores, entre outros aparelhos cedidos, já foi possível abrir mais de 240 leitos de UTI dedicados ao combate da pandemia de Covid-19. A iniciativa do prefeito, além de contribuir para o bem-estar de moradores de outros municípios, alivia o fluxo de pacientes na rede de saúde do Rio.

Cabo Frio recebeu dez respiradores e dez monitores – que abrirá dez leitos de UTI Covid – e cinco respiradores e cinco monitores foram para Miracema, que abrirá mais cinco leitos de UTI dedicados ao enfrentamento da pandemia. Miracema já havia recebido, em 12 de julho, outros 10 aparelhos. Com a segunda parte da entrega, a cidade conseguirá oferecer, ao todo, dez leitos de UTI Covid-19 para a população local.

– Hoje, Miracema e Cabo Frio receberam monitores e respiradores aqui do Rio de Janeiro. Os dois municípios vão poder economizar e não mais alugar equipamentos como vinham fazendo. Com essa cessão, já beneficiamos 22 municípios, o que propiciou a abertura de 242 leitos para o tratamento do novo coronavírus. Para nós, é uma alegria poder ajudar outras regiões do nosso estado – afirmou Crivella.

Os equipamentos ficarão cedidos enquanto durar a pandemia e, depois, retornam ao município do Rio. A cessão está sendo possível porque a Prefeitura está renovando o parque tecnológico da rede municipal de saúde. Nos últimos três anos, foi feito um investimento total de R$ 370 milhões para compra de mais de 18 mil itens, entre eles 27 tomógrafos e 726 respiradores. Os aparelhos cedidos às cidades vizinhas estavam em hospitais da rede e foram substituídos pelos novos.

Cessão já viabilizou a abertura de 242 leitos de UTI Covid

A Prefeitura do Rio já realizou a cessão de 468 equipamentos de UTI para 22 municípios fluminenses e para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), que pertence à rede estadual. Com os respiradores, monitores e aparelhos de anestesia cedidos, foi possível abrir 242 leitos de UTI dedicados ao combate da pandemia de Covid-19.

Além do Hospital Pedro Ernesto, estão sendo beneficiados os seguintes municípios: Mangaratiba, Seropédica, Guapimirim, Barra do Piraí, Nova Iguaçu, Petrópolis, Itaguaí, Queimados, Duque de Caxias, Teresópolis, Campos, Miguel Pereira, Rio das Ostras, Mendes, Barra Mansa, Miracema, Volta Redonda, São João de Meriti, Cordeiro, Carapebus, Arraial do Cabo e Cabo Frio.