Prefeitura capacita mais de 4 mil profissionais da Saúde em palestras on-line sobre medidas de prevenção à Covid-19

Publicado em 30/05/2020 - 16:39 | Atualizado em 31/05/2020 - 07:29
Limpeza de superfícies em ambientes coletivos e cuidados na higienização de veículos estão entre os temas apresentados pela Vigilância Sanitária em cinco dias de webinars. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu na noite desta sexta-feira, 29/05, a capacitação sobre prevenção e combate à Covid-19 para servidores da pasta. Com palestras on-line realizadas diariamente desde a última segunda-feira, 25/05, em dois horários, a série de webinars levou a mais de 4 mil profissionais conhecimentos sobre medidas higiênico-sanitárias, como a limpeza de superfícies em ambientes coletivos e cuidados básicos na higienização de veículos neste período de pandemia. A atividade foi conduzida por técnicos da Superintendência de Educação da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, também vinculada à SMS.

– Foi uma semana bastante produtiva, com muitas orientações para profissionais de diversos setores da Saúde, todos servidores fundamentais no enfrentamento à pandemia. Somente com muita informação é que vamos minimizar os riscos e conter a pandemia. E esta capacitação envolveu diretamente quem atua na linha de frente de combate à Covid-19 – ressalta a médica-veterinária Marissol Figueiredo, coordenadora de Eventos da Superintendência de Educação da Vigilância.

Entre os assuntos apresentados ao longo da semana destacam-se os temas “A Resolução SMS Nº 47.242/20 e suas Atualizações”, “EPIs – Recomendações de Uso, Paramentação e Desparamentação, Higienização e Descarte” e “Estabelecimentos de Alimentação e Saúde”. Os técnicos reforçaram as medidas higiênico-sanitárias que valem para todas as atividades e a população em geral, falando ainda sobre o trabalho realizado pelo órgão com foco na prevenção de irregularidades referentes ao novo coronavírus. Um exemplo é a Operação Covid-19, que teve início em dia 19 de março, com diversas frentes de orientação e fiscalização em toda a cidade, como inspeções em farmácias e drogarias para conferir a realização de testes rápidos para o vírus já autorizados até na modalidade drive-thru.

Fazem parte dos roteiros de vistorias da Operação Covid-19 ações para coibir a aglomeração em agências bancárias, conferir o funcionamento do comércio e, mais recente, a obrigatoriedade do uso de máscaras. Além dessas ações orientativas, a Vigilância Sanitária vem produzindo uma série de boletins informativos, protocolos, cartilhas e outros materiais com recomendações sobre medidas de prevenção à Covid-19 para diversos setores e toda a população. O material também está disponível aqui.