Publicado em 25/02/2022 - 20:41 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Pediatria do Hospital Salgado Filho ganha pintura lúdica, e ambiente fica mais acolhedor
Pintura lúdica na pediatria do Salgado Filho - Divulgação / Prefeitura do Rio

As crianças atendidas no Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF), no Méier, agora contam com um ambiente mais acolhedor para a realização de procedimentos. A sala onde são realizados exames físicos, coleta de sangue e outros cuidados ganhou pintura com o tema fundo do mar. A reforma faz parte de um projeto de humanização da unidade idealizado pela terapeuta ocupacional Patricia Cymerman.

A execução do projeto levou cerca de dois dias e a reinauguração do novo espaço acontece na próxima quinta-feira (03/03). A pintura foi feita pelo artista Renatinho, que é maqueiro do Hospital Municipal Miguel Couto. As equipes também enveloparam os armários, ajustaram a iluminação da sala e instalaram móbiles. Patrícia Cymerman explica a escolha do tema:

– O tema, que é lúdico e cheio de detalhes, foi escolhido por ser uma maneira de chamar a atenção das crianças durante os procedimentos, reduzindo dor e ansiedade. É uma maneira também de transformar o espaço físico e os procedimentos mais acolhedores.

Além disso, as crianças recebem uma medalha de coragem após os procedimentos, que seve como motivação. A Terapia Ocupacional também atua com bonecos terapêuticos enquanto a enfermagem realiza os curativos.

– Trabalhamos muito em equipe. Contei com ajuda das equipes da administração, da manutenção, da enfermagem, estagiárias de Terapia Ocupacional, além do artista Renatinho. É muito gratificante trabalhar assim – dia a terapeuta ocupacional.

O Hospital Municipal Salgado Filho realiza por mês mais de mil atendimentos pediátricos, com cerca de 80 internações.

• 25 de fevereiro de 2022