Pacientes têm novo canal de comunicação com unidades de saúde

Publicado em 11/05/2023 - 09:22 | Atualizado
Os pacientes poderão entrar em contato com suas equipes de saúde da família por whatsapp - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Os usuários das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do Rio de Janeiro agora contam com um novo canal de comunicação para tirar dúvidas sobre o atendimento e até reagendar consultas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando mais de 1,2 mil números oficiais de WhatsApp para que cada equipe de saúde da família mantenha contato com a população do seu território, por meio do aplicativo.

A iniciativa busca aproximar os profissionais de saúde dos moradores, além de ampliar o acesso a informações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Uma das possibilidades da ferramenta será a divulgação de campanhas e ações das unidades, como vacinação e combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

– A ideia é aumentar o vínculo das equipes com os moradores, que poderão tirar dúvidas sobre procedimentos realizados nas unidades, consultas e até solicitar o reagendando de atendimentos, além de serem informados e orientados sobre remarcações e necessidade de comparecimento à unidade – explica o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Por ser cômodo e prático, a expectativa é que o novo canal tenha uma boa adesão nas comunidades. As dúvidas serão respondidas durante os horários de funcionamento das unidades, mas as mensagens podem ser enviadas a qualquer momento. Os números de telefone para comunicação via WhatsApp ficarão disponíveis para consulta na plataforma Onde Ser Atendido (subpav.org/ondeseratendido) e nas próprias unidades.

Atenção Primária – Atualmente, o município conta com 237 clínicas da família e centros municipais de saúde. As unidades são compostas por equipes de saúde da família formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

• 11 de maio de 2023