Publicado em 14/05/2023 - 11:09 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Mães comemoram o aniversário de um ano do primeiro filho com a equipe que realizou o parto
Kelly Cristina e Amanda com o filho Antônio - Edu Kapps / SMS

Neste domingo (14/05) é celebrado o Dia das Mães, data em que comemoramos a maternidade e todos os sentimentos que essa data tão especial desperta nas pessoas. E, para a família da Kelly Cristina e Amanda Garcez, essa sensação chega em dose dupla. Mães do pequeno Antônio, nascido na Casa de Parto David Capistrano Filho, em Realengo, elas festejam esse momento na sua essência mais pura e genuína: o amor.

A Casa de Parto foi escolhida pelas mães como o local ideal para o nascimento do primeiro filho, fruto de um sonho antigo. Kelly e Amanda estão juntas há 17 anos e, quando essa ideia começou a se concretizar, elas tinham certeza do que procuravam: um lugar onde o bebê pudesse nascer de parto normal, de forma respeitosa e acolhedora.

– Na nossa busca por esse lugar de acolhimento e de respeito à maternidade encontramos a Casa de Parto. Nós sempre tivemos um apreço muito grande pelo SUS. Então, saber que tínhamos encontrado o lugar que atendesse às nossas expectativas e que ainda seria pelo SUS, foi muito emocionante. No primeiro telefonema nós já nos sentimos acolhidas. Aqui fomos respeitadas. Recebemos todo o carinho e as informações necessárias. Foi um divisor de águas nas nossas vidas”, relata Amanda.

Antônio nasceu em 4 de maio de 2022 e, ao longo desse um ano de vida, as mães sempre que podiam faziam visitas à “casinha” – apelido carinhoso que deram para o local. Quando receberam alta após o nascimento, já deixaram registrada a vontade de voltar e comemorar o aniversário de um ano do bebê com a equipe que marcou a vida delas. A festinha de um ano de Antônio, claro, foi na unidade, ao lado das profissionais que acolheram as mamães e ajudaram o menino a vir ao mundo.

Para Simone Pereira, enfermeira obstetra que trabalha no local desde a inauguração, há 19 anos, e fazia parte da equipe no dia do parto do Antônio, o acolhimento da casa acontece de maneira adequada, reconhecendo as possibilidades diante das formações de novas famílias.

– As famílias podem ter modelos diversos, não só os que a sociedade costuma determinar. A Casa de Parto tem potencial para dar suporte às demandas que a população necessita. Foi muito gratificante para toda a equipe participar desse momento tão especial na vida da Kelly e da Amanda. O retorno delas à casa é uma forma de agradecer e reconhecer toda a assistência recebida durante esse momento tão sensível – relata a profissional.

Durante a festa de 1 ano, as mães falaram sobre a importância da maternidade em suas vidas. Kelly Cristina, que deu à luz, relata que sempre sonhou com esse dia:

– Muito antes da chegada do Antônio, sempre me imaginei cercada de crianças. E sempre estive cercada pelas crianças da minha família. O nascimento do nosso filho completou o sentimento que já existia em mim. Ele foi a cereja do bolo. Esse sentimento só aumentou. Maternidade é cuidado, é amor, é algo sem limites, sempre em expansão – diz a psicóloga, de 35 anos.

– A minha maternidade nasceu dessa união. Eu jamais teria um filho se não fosse com a Kelly. Escolhi ser mãe com ela – diz Amanda, emocionada.

A química, de 41 anos, viu esse sonho renascer dentro dela, já que como muitas outras mulheres, tinha medo de conciliar carreira e maternidade, e não ser o suficiente para o filho. Mas elas acreditaram no poder da construção e, tijolo a tijolo, ergueram uma família.

A casa de parto foi um marco importante para elas, que se sentem gratas pelo reconhecimento e respeito que receberam no local.

– Nós nos sentimos seguras aqui. Tivemos todo o suporte e apoio necessário. Essa casa nos acolheu e reconheceu a nossa família sem qualquer ressalva. Isso faz toda a diferença! Todo mundo tem que saber da existência desse lugar e do trabalho que é realizado aqui. E que podem vir e se sentir acolhidos nesses momentos tão sensíveis que são a gestação e o parto – completa Amanda, que revela também já ter planos de expandir a família e voltar à “casinha”.

A Casa de Parto David Capistrano Filho

A Casa de Parto David Capistrano Filho completou, no dia 8 de março de 2023, 19 anos de serviços prestados às gestantes. Com um modelo diferenciado, a casa oferece às futuras mamães a possibilidade de um parto humanizado, em ambiente aconchegante, familiar e seguro, respeitando a fisiologia do corpo feminino e sem intervenções médicas. Desde a sua inauguração, já foram realizados mais de 3,8 mil partos.

No local, a mulher participa ativamente na hora do parto e escolhe como será o momento de dar à luz. Podem ser utilizados aromas, música, massagem, água morna, o parto pode ser na banheira, de pé, cócoras, de lado, sem ou com a presença de familiares, que podem acompanhar de perto o nascimento do bebê.

A unidade faz parte da rede da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e realiza o pré-natal e parto de grávidas consideradas de baixo risco, sem limite de idade. A casa atende por demanda espontânea, realizando uma pré-seleção para identificar possíveis fatores de risco que possam dificultar a realização do parto no local. Após essa fase, é agendado o acolhimento e, na sequência, a primeira consulta e as oficinas, quando são passadas as informações necessárias para esse momento tão especial, como conceitos sobre as modificações do organismo, transformações sociais, amamentação, trabalho de parto e parto e cuidados com o bebê.

A Casa de Parto David Capistrano Filho fica na Avenida Pontalina s/nº, Realengo.

• 14 de maio de 2023