Publicado em 07/04/2022 - 07:00 | Atualizado em 06/04/2022 - 19:46
  • Início/
  • /
  • Levantamento Rápido de Índices para ‘Aedes aegypti’ é retomado na cidade para reforçar combate à dengue
A Prefeitura tem feito campanhas de combate ao mosquito da dengue - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Após realizar ações de prevenção e mais de dois milhões de vistorias em todas as regiões da cidade contra o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o combate a essas doenças com a retomada do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Mais conhecida como LIRAa, a iniciativa serve para identificar locais de maior incidência da espécie e os criadouros mais comuns. Os trabalhos estavam suspensos em todo o Brasil desde maio de 2020, por recomendação do Ministério da Saúde, por causa da pandemia.

Os agentes da Coordenação de Vigilância Ambiental de Saúde irão a campo para fazer o levantamento, que é uma importante ferramenta para o monitoramento e planejamento do combate a essas três arboviroses. A retomada do LIRAa ocorre devido à estabilização do cenário epidemiológico da Covid-19 na cidade, que permite o uso dos recursos da secretaria em outras frentes da saúde pública.

Outra ação programada para os agentes de vigilância ambiental em saúde são as vistorias no Sambódromo, nos próximos dias 11 e 18. O objetivo é buscar e eliminar possíveis focos do mosquito nas instalações da Sapucaí, como parte dos preparativos para os desfiles das escolas de samba, que começam dia 20.

Desde o início das ações contra a dengue na cidade, 153 mil potenciais criadouros do mosquito foram eliminados. A combinação de chuva e calor favorece o aparecimento de criadouros do Aedes aegypti, tornando o trabalho de prevenção ainda mais necessário.

Somente neste ano, o município notificou 470 casos de dengue, com um óbito. Para evitar a doença e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito é preciso que a população colabore em suas casas, cobrindo ou eliminando recipientes que acumulam água, trocando a água e lavando com esponja ou escova os bebedouros de animais domésticos diariamente e limpando ralos e retirando os pratinhos dos vasos de plantas. Pedidos de vistorias podem ser solicitados pela Central 1746.

• 7 de abril de 2022