Jovens do Projeto Acolher começam a atuar nas unidades de saúde

Publicado em 21/01/2019 - 18:30 | Atualizado em 12/03/2019 - 18:56
  • Início/
  • /
  • Jovens do Projeto Acolher começam a atuar nas unidades de saúde
Crédito: Mariana Ramos

Os 66 estudantes aprovados no Projeto Acolher se apresentaram nesta segunda-feira (21) nas 22 unidades de saúde, entre hospitais gerais, maternidades e institutos psiquiátricos e Atenção Primária. Já no primeiro dia, eles conheceram suas unidades, os preceptores que os orientarão no trabalho, e tiveram suas primeiras experiências na porta de entrada, onde vivenciarão a rotina do acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde.

Alunos aprovados no Projeto Acolher iniciam suas atividades nas unidades de saúde

O Hospital Municipal Francisco da Silva Telles, em Irajá, foi uma das unidades a receber os jovens do Projeto Acolher. Rafael da Silva, de 25 anos, Andressa Leal, de 22, e Beatriz Silva, de 20, chegaram ainda tímidos, mas muito atentos às orientações da preceptora e da coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal (SMS) de Saúde, Patrícia Kauffmann, que fez questão de acompanhá-los no hospital onde teve sua primeira lotação como servidora da SMS.

Estudantes de Enfermagem, Rafael e Andressa contaram que estão ansiosos por poderem ter a experiência de lidar diretamente com o usuário do SUS e colaborar para a melhoria do acolhimento à população. Já Beatriz, estudante de Comunicação Social, disse que se inscreveu no projeto para conhecer o lado da saúde pública que a mídia não mostra:

“A TV só mostra problemas, mas aqui eu quero ver a verdade e ajudar como puder os pacientes”.

O projeto Acolher é uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Saúde que estará fomentando nos futuros profissionais a construção de relações humanizadas com os usuários do SUS, em favor da efetivação de um serviço público de saúde qualificado e resolutivo.

Os estudantes selecionados são dos cursos de Administração; Administração Pública; Comunicação Social; Enfermagem, Engenharia Civil e de Produção Pedagogia; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social; Tecnólogo em: Gestão Pública, de Pessoas e em Gestão Hospitalar.

• 21 de janeiro de 2019