Publicado em 14/09/2021 - 13:06 | Atualizado em 14/09/2021 - 14:50
  • Início/
  • /
  • Dia de aplicar a dose de reforço em quem tem 94 anos ou mais. Confira o calendário da semana
O casal Fernando e Francisca foi junto tomar a dose de reforço - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue nesta terça-feira (14/09) com a aplicação da dose de reforço (DR) em idosos, escalonados por faixa etária, dessa vez para quem tem 94 anos ou mais. A dose de reforço está sendo destinada aos idosos que receberam a segunda aplicação do imunizante há, pelo menos, três meses. Bem-humorado, Luiz Giuseppi Veltri, de 94 anos,  disse que a vacina garante uma vida mais longa.

– Tomei a minha vacina de reforço e estou fazendo um novo contrato: pedi mais cinco anos de vida, por enquanto. Quero deixar uma mensagem para outros idosos, que tomem a vacina porque cada dose representa, no mínimo, mais quatro anos de vida.

Também está sendo realizada a primeira dose (D1) em Pessoas com Deficiência (PcD), gestantes, puérperas e lactantes com 12 anos ou mais, além da repescagem para o público a partir de 23 anos, preferencialmente, no período da tarde, e da aplicação da segunda dose (D2), conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

– É um prazer muito grande tomar a terceira dose. Foi a Pfizer, mas podia ser qualquer uma outra, o que importa é a vacina no braço e não o fabricante. Eu e minha mulher estamos muito felizes – disse Fernando Almeida Santos, de 95 anos, que foi ao posto do Museu do Catete tomar a dose de reforço junto com Francisca Orofino Santos, 94, com quem está casado há 72 anos.

Com a entrega de mais doses pelo Ministério da Saúde, a vacinação dos adolescentes escalonados por faixa etária será retomada nesta quarta-feira (15/09), com a imunização das meninas com 14 anos.

• 14 de setembro de 2021