Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado

Publicado em 02/05/2019 - 12:39 | Atualizado em 22/11/2019 - 17:03
  • Início/
  • Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado

A Prefeitura do Rio realiza neste sábado, 4 de maio, o dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Mais de 500 pontos de vacinação, entre unidades de saúde e postos extras, serão disponibilizados das 8h às 17h em toda a cidade, para facilitar o acesso da população. A abertura oficial da mobilização será na praça do Leme, em frente ao Forte Duque de Caxias, onde, além da aplicação da vacina, haverá a partir das 9h uma série de ações de informação e promoção da saúde e atividades lúdicas para a garotada.

A campanha tem como objetivo vacinar aproximadamente 1,5 milhão de pessoas entre idosos, crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 após o parto (é preciso apresentar comprovação), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores da rede regular de ensino. Outros grupos também serão vacinados, tais como: portadores de doenças crônicas nas unidades de atenção primária (para estes é necessária apresentação de prescrição médica com a indicação ou algum documento que comprove a condição crônica da doença).

“Estudos mostram que a vacinação contra a influenza pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonia, que é uma das complicações mais comuns da gripe. No Brasil, fazemos a campanha nessa época do ano para que, até o inverno, que é o período de maior incidência da influenza, as pessoas mais vulneráveis às complicações já estejam protegidas. Nossa meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendados da campanha. Quem tem idosos ou crianças em casa, ou faz parte dos demais grupos prioritários, não pode deixar de ir ou levá-los aos postos de vacinação”, diz a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

A campanha de vacinação começou no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio. Além deste sábado, a vacina está disponível nas 232 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Até o momento, já foram aplicadas na cidade 317.375 doses da vacina, das quais 288.530 nos grupos prioritários, o que representa 17,5% da população alvo.

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2019 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. Para quem faz parte dos grupos alvo, é preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 2 de maio de 2019