Publicado em 21/08/2019 - 16:25 | Atualizado em 22/08/2019 - 11:21
  • Início/
  • /
  • Hospital Municipal Souza Aguiar recebe I Conferência Internacional de Dermatologia
Hospital Municipal Souza Aguiar recebe I Conferência Internacional de DermatologiaEvento faz parte da capacitação de profissionais em microscopia confocal

O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, recebe nesta quinta-feira (22) a I Conferência Internacional de Dermatologia, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo do simpósio é capacitar e ampliar o conhecimento de profissionais de saúde acerca da microscopia confocal. Essa técnica possibilita uma avaliação prévia de lesões suspeitas de câncer de pele. O prefeito pretende realizar a aquisição de um microscópio confocal para a Rede Municipal e o evento será o início da capacitação visando a compra do aparelho.

“O diagnóstico precoce do  câncer de pele é missão do Município e faremos a nossa parte. O Prefeito mais uma vez mostra que é  sensível as necessidades da nossa população e vai investir nesse Projeto que é prioritário para nós. Muitas vidas serão salvas”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Beatriz Busch.

A microscopia confocal serve para realizar exames em pacientes, detectar se ele tem ou não câncer de pele, avaliar a necessidade de uma intervenção cirúrgica e também na determinação do melhor local para a realização de biópsias no paciente, caso seja necessário.

Referência na microscopia confocal, o dermatologista norte-americano Alexander Witkowski será um dos palestrantes ao lado da Dra. Nathalie de Carvalho, Coordenadora da Comissão Científica da SMS. Witkowski é PhD, diretor e professor assistente do OHSU Skin Center Imaging Center, em Portland, Oregon, nos Estados Unidos.

“Estamos muito satisfeitos pela oportunidade que estamos tendo de trazer a Microscopia Confocal para o município do Rio de Janeiro. É uma tecnologia de ponta voltada para o diagnóstico precoce e aumento da acurácia diagnóstica do câncer de pele – possibilitando o diagnóstico cada vez mais precoce, reduzindo biópsias e cirurgias de lesões benignas e, consequentemente, reduzindo gastos públicos e aumentando a qualidade de vida de todos os cidadãos). Além disso, é muito satisfatória a possibilidade de promover a capacitação dos profissionais da saúde do município do Rio de Janeiro para uso desta tecnologia”, disse Nathalie.

Também dermatologista, Nathalie é referência mundial na Microscopia Confocal, tem especialização em miscroscopia confocal e tomografia de Coerência Óptica pela Universidade de Modena e Reggio, Itália, em co-tutela com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/4eRojUuqy596R18j9.

I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DERMATOLOGIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Data: 22/08/2019

Local: Auditório Nobre Ivo Pitangui – HMSA

Público alvo: Médicos da Rede Municipal de Saúde e Médicos em geral.

Objetivos:  Promover a atualização e capacitação de médicos, pertencentes ou não à Rede Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, quanto ao emprego de novas tecnologias não invasivas mundialmente utilizadas no diagnóstico e na abordagem de lesões de pele suspeitas de câncer. Com relação ao Lentigo Maligno (melanoma na face) a Microscopia confocal é de excelente implicação diagnóstica além de possibilitar a determinação da margem cirúrgica deste tipo de câncer de pele evitando novas abordagens cirúrgicas devido ao comprometimento da margem (uma característica deste tipo de tumor)

Conferencistas

• Dra. Nathalie de Carvalho – Médica Dermatologista. Especialização em microscopia confocal e tomografia de coerência óptica – Universidade de Modena e Reggio, Itália. Coordenadora do grupo Ciência e Tecnologia na Saúde – SMS RJ.
  • Dr. Alexander Witkowski MD – Diretor e professor assistente do OHSU Skin Center Imaging Center, em Portland, Oregon, nos Estados Unidos.

Abertura

Marcelo Crivella – Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Beatriz Busch – Secretária Municipal de Saúde

Temas da Conferência

1ª  PARTE:

Princípios da Dermatoscopia

Lesões melanociticas benignas

Melanoma

2ª  PARTE:

Lesões não melanociticas benignas

Lesões não melanociticas malignas

3ª PARTE:

Microscopia Confocal – tecnologia não invasiva aplicada no aumento da acurácia diagnóstica do câncer de pele

Apresentação de casos

Determinação da Margem Pré Cirúrgica do Lentigo Maligno

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 21 de agosto de 2019