Covid-19: Secretaria de Saúde vacina crianças de 3 e 4 anos

Publicado em 14/07/2022 - 13:58 | Atualizado em 15/07/2022 - 19:37
Vacinação contra a Covid-19 - Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir desta sexta-feira (15/7), iniciará a vacinação contra Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade. Entre esta sexta e terça-feira (19/7) serão vacinados os pequenos (meninos e meninas) de 4 anos. As crianças (meninos e meninas) de 3 anos serão imunizadas entre quarta-feira (20/7) e sexta-feira (22/7). A partir de sábado (23/7), a vacinação passa a ser para quem tem 3 anos ou mais.

Para a imunização das crianças de 3 e 4 anos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que será utilizada a CoronaVac, com esquema vacinal de duas doses e intervalo de 28 dias entre elas, conforme aprovação da Anvisa. A vacina é comprovadamente segura e eficaz, além de importante para prevenir complicações da Covid-19.

Vacinação demais idades

A vacinação contra a Covid-19 prossegue para as demais idades. Pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores de saúde com 18 anos ou mais, que tomaram o 1º reforço há pelo menos quatro meses, devem tomar um 2º reforço. Todas as pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há pelo menos quatro meses podem tomar uma dose de reforço.

Além das crianças de 3 e 4 anos, as unidades seguem aplicando a 1ª dose da vacina em todas as pessoas com 5 anos ou mais, e a 2ª dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da 1ª aplicação.

Se a sua 1ª dose da vacina contra a Covid-19 foi Janssen:

– Quem tem de 18 a 39 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses).

– Quem tem 40 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses).

– O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o 1º reforço e quatro meses entre os reforços seguintes.

Observações:

Pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais devem tomar uma 3ª dose (dose adicional) oito meses após a 2ª dose, e uma dose de reforço a partir de quatro meses do esquema primário (D1, D2, D3 + R1). É necessário apresentar comprovação.

Pessoas com 18 anos ou mais imunocomprometidas que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma adicional) devem tomar novo reforço com intervalo de quatro meses da terceira dose. É necessário apresentar comprovação.

Devem procurar os postos para testagem pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato e/ou paladar.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Mais informações podem ser obtidas em coronavirus.rio/vacina

• 14 de julho de 2022