Cidade do Rio realiza a 14ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em 13/03/2023 - 15:55 | Atualizado

O município do Rio de Janeiro realiza de quinta-feira a sábado (16, 17 e 18/03) a 14ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que tem como tema “Orgulho SUS: O Amanhã Começa Hoje”, acontecerá no ExpoMag, na Cidade Nova, e representa um importante espaço para os exercícios de cidadania e democracia e de participação social na construção e no fortalecimento do SUS. A Conferência Municipal de Saúde ocorre de quatro em quatro anos e deve propor diretrizes para a formação de políticas públicas nas esferas estadual e nacional.

– A Conferência Municipal de Saúde é um espaço dinâmico e democrático que surge das discussões promovidas pelas Conferências Distritais de Saúde. O objetivo é a otimização dos serviços de saúde e o surgimento de políticas, mediante a integração das três esferas, e delas com as redes universitária, filantrópica e privada, dando continuidade à integração do SUS – diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

A finalidade das conferências é reunir os diversos segmentos da sociedade para avaliar a situação de saúde da população, formular diretrizes e metas e definir estratégias. O evento, que é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, tem expectativa de público de aproximadamente 500 pessoas e contará com representantes de todas as áreas da cidade.

Os participantes irão debater diretrizes e estratégias traçadas nas respectivas conferências distritais, que aconteceram entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023. São gestores, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários auxiliando a administração pública na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas públicas de saúde.

Ao fim dos debates da 14ª Conferência Municipal de Saúde, serão definidas as proposições prioritárias do município do Rio e eleitos os delegados que representarão a Capital na 9ª Conferência Estadual de Saúde. No encontro, serão abordadas as propostas dos 92 municípios fluminenses, cada um com suas prioridades e demandas. Dessa fase sairá então um documento único do Estado do Rio de Janeiro para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, reunindo propostas e prioridades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A ExpoMag fica na Rua Beatriz Larragoiti, Cidade Nova. O evento acontece quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.

• 13 de março de 2023