Publicado em 11/01/2023 - 10:23 | Atualizado em 11/01/2023 - 12:05
  • Início/
  • /
  • Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco e CAPS Torquato Neto são reinaugurados em Del Castilho
O CAPS Torquato Neto passará a funcionar 24h por dia - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, reinauguraram, nesta quarta-feira (11/1), o Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco e o Centro de Atenção Psicossocial Torquato Neto, em Del Castilho. As unidades passaram por reformas, ampliação para melhor atender aos usuários e vão beneficiar mais de 20 mil moradores do bairro da Zona Norte.

– As nossas unidades de saúde foram abandonadas nos últimos anos, com os prédios deteriorados, porque não havia contrato de conservação. Das mais de 280 unidades de saúde da cidade já reformamos quase 200. Esse Centro Municipal de Saúde é muito importante aqui para a região. Agora, podemos oferecer qualidade e conforto para as pessoas que vêm buscar o serviço de saúde do município – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Em dois anos, já foram recuperadas 198 das 286 unidades de saúde do município e, até o final da gestão, está prevista a reforma de mais 88 unidades.  Uma nova clínica da família também foi inaugurada nesse período, a Arthur Bispo do Rosário, na Taquara.

.

– A policlínica de Del Castilho é uma das mais importantes para a população da Zona Norte. Ela estava muito deteriorada quando começamos a gestão. São quatro grandes etapas de obra. A primeira foi o CMS, com tudo já finalizado, com uma nova sala de vacina. Já o CAPS vai passar a funcionar 24h por dia. Também conseguimos reformar o tomógrafo e a nova estrutura de imagem. Agora, vamos para as duas etapas finais. No próximo dia 29, inauguramos a reforma completa da UPA de Del Castilho e, até o final de julho, terminamos os serviços de fisioterapia e da policlínica – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Ampliação de sala de vacinas e aumento de acolhimento noturno

O CMS Rodolpho Rocco passou por reformas em todas as suas instalações, além de ampliação da sala de vacinas e do auditório. A unidade tem seis equipes de saúde da família e três de saúde bucal. O Centro Municipal de Saúde leva a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) a cerca de 20 mil moradores da região de Del Castilho.

– Esse é um dos principais equipamentos, a porta de entrada da saúde para os moradores do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha. Aqui temos também um CAPS voltado para a atenção às pessoas em situação de rua. Era latente a necessidade de ter essa unidade reformada – declarou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Já o CAPS III Torquato Neto ganhou novas instalações e o dormitório foi ampliado, passando de seis para oito leitos de acolhimento noturno dos pacientes. A unidade tem 442 usuários cadastrados, que recebem atendimento de equipe multiprofissional (psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, agente territorial, entre outros). No local são realizados atendimentos individuais, em grupo, com familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, que trabalham na lógica da redução de danos, da desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.

Usuário antigo da unidade, o pintor Getúlio Oliveira de Araújo, de 63 anos, elogiou a reforma do CMS Rodolpho Rocco.

– Sou atendido aqui desde 1971. Antes, o prédio era largado, abandonado. Agora está com estrutura de primeiro mundo – disse.

O novo espaço também agradou a Miriam Xavier Barros, de 68 anos, outra usuária do CMS e integrante do coral da Academia Carioca de Saúde, que se apresentou durante a reinauguração.

– Está muito melhor. Antes, isso aqui era uma piscina quando chovia. Agora está maravilhoso – contou.

Getúlio Oliveira elogiou a reforma: “Estrutura de primeiro mundo” – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

• 11 de janeiro de 2023