Centro de Saúde de Senador Camará é reinaugurado após reforma

Publicado em 04/05/2022 - 18:33 | Atualizado
Centro Municipal de Saúde Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima - Divulgação

Foi reinaugurado nesta quarta-feira (04/05) o Centro Municipal de Saúde Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foram realizadas reformas nos consultórios, na fachada, na recepção e na sala de espera, além da substituição de mobiliários e equipamentos. Também foram revitalizados o jardim da unidade e o espaço da Academia Carioca para trazer mais conforto aos usuários e aos trabalhadores do SUS.

Essa unidade é um importante equipamento para o cuidado em saúde na região e tem cerca de 15 mil usuários cadastrados, com uma cobertura de 82% dos moradores do território. O CMS Eithel Pinheiro conta com 14 consultórios reformados e quatro equipes de saúde da família, além de um consultório odontológico e uma equipe de saúde bucal.

Com a revitalização será possível oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, ampliar o número de cadastrados, fortalecer o acompanhamento das gestantes no pré-natal, aumentar a cobertura vacinal das crianças e acompanhar usuários com doenças crónicas como hipertensão e diabetes. A unidade também oferece teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, teste de gravidez, dispensação de medicamentos na farmácia, além de tantos outros serviços que compõem a cesta de ofertas da Atenção Primária.

A reinauguração do CMS Eithel Pinheiro é mais um símbolo da retomada e do fortalecimento da Atenção Primária no município, que responde por mais 80% das necessidades de cuidados dos cariocas. Essa é mais uma unidade da AP 5.1 (região de Bangu e Realengo). Em abril deste ano a Clínica da Família Olímpia Esteves, em Padre Miguel, também já havia sido devolvida à população após ser reformada.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, e a subsecretária de Atenção Primária, Ana Luiza Caldas, participaram da inauguração com profissionais de saúde e moradores da região.

• 4 de maio de 2022