Centro Carioca do Olho é referência em tratamento do glaucoma

Publicado em 26/05/2024 - 11:37 | Atualizado em 27/05/2024 - 08:42
O glaucoma pode causar lesões no nervo óptico e levar à cegueira - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Domingo, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data para marcar a importância do cuidado com a doença, que pode levar à perda da visão. No município do Rio, o Centro Carioca do Olho (CCO), localizado em Benfica, é referência para tratamento do glaucoma. Desde a inauguração, em fevereiro de 2023, a unidade já realizou mais de 11 mil consultas na especialidade de glaucoma e 600 procedimentos cirúrgicos para a doença.

Problema caracterizado pela elevação da pressão intraocular, o glaucoma pode causar lesões no nervo óptico e levar à cegueira. Identificar a tempo o surgimento dos primeiros sinais, como redução da visão, dor no entorno dos olhos ou na cabeça e até ficar atento ao histórico familiar é fundamental para evitar a evolução dessa enfermidade.

Um dos procedimentos modernos utilizados pelo CCO para diminuir a pressão intraocular é a trabeculoplastia seletiva a laser, ou SLT. O diretor da unidade, Rodrigo Pegado, explica que a aplicação é realizada quando colírios antiglaucomatosos não estão diminuindo a pressão ocular suficientemente ou estão causando efeitos colaterais significativos. O Centro Carioca do Olho se destaca na oferta desse procedimento.

– Hoje, somos o serviço que mais realiza SLT laser para o glaucoma na rede, um tratamento inovador e que melhora o custo efetividade para os pacientes portadores da doença. O método diminui a necessidade do uso de colírios e, em muitos dos casos, resulta na dispensa desse medicamento. Temos a maior equipe de oftalmologistas da rede com equipamentos de última geração, para auxiliar nos diagnósticos mais precisos e nos tratamentos. Inclusive, o CCO foi o primeiro hospital público a adquirir a cirurgia 3D no Estado do Rio de Janeiro – conta o diretor Rodrigo Pegado.

Para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o Centro Carioca do Olho vai realizar ações de conscientização para reforçar o combate e a prevenção da doença ocular para os usuários e profissionais da unidade nos dias 27, 28 e 29, no horário das 8h às 17h. Será realizada uma palestra no auditório do CCO, no segundo andar da unidade, e uma tenda será montada no hall do primeiro andar, ao lado da Ótica SUS, para medir a pressão da vista.

Centro Carioca do Olho

O Centro Carioca do Olho integra o Super Centro Carioca de Saúde, localizado em Benfica, que recebe pacientes das 238 clínicas da família e centros municipais de saúde de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg, de forma integrada, eficiente e sem burocracia, com data e hora marcadas.

O CCO conta com equipamentos de grande precisão e tem capacidade para realizar consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina e oftalmopediatria. Outro serviço disponível na unidade e fundamental para a população é a Ótica SUS, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes. São 50 modelos de armação disponíveis e capacidade para fornecer 24 mil óculos por ano.

• 26 de maio de 2024