Campanha de vacinação tem sistema drive thru contra a influenza

Publicado em 22/03/2020 - 20:47 | Atualizado em 22/03/2020 - 20:59
Abertura do Dia D de Vacinação Contra o SarampoFoto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio inicia nesta segunda-feira (23/03) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Serão 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ para vacinação em sistema de drive thru, no qual o idoso será vacinado pela janela, sem precisar descer do carro. Não haverá acesso de pedestres nesses postos.

A população em situação de rua também começa a ser vacinada nesta segunda. Para ampliar a cobertura, a SMS vai convidar médicos e enfermeiros da cidade para retirarem gratuitamente, nos 27 postos da vigilância em saúde, que serão divulgados amanhã, as doses da vacina para oferecer a parentes, vizinhos e pacientes. Além disso, idosos acima de 80 anos que tenham cadastro nas clínicas da família serão vacinados em domicílio.

O drive thru da vacinação acontece em postos do Detran localizados em Campo Grande, Barra, Ilha do Governador, Tijuca e Catete, com o suporte de agentes da Guarda Municipal, CET Rio e Comlurb. Não será permitido o acesso de pedestres nos postos, que funcionarão de 10h às 16h – inclusive no sábado e domingo da próxima semana (28 e 29/03) – todos os dias, até 4 de abril.

A vacina também estará disponível nas 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que vai até 15 de abril, além dos idosos, serão imunizados os profissionais de saúde. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que 90% da população alvo da campanha na cidade sejam vacinadas, o que corresponde a pouco mais de 2 milhões de pessoas.

A campanha vai até 22 de maio. Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível para três outros grupos: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.

Já no sábado 9 de maio, dia D de mobilização nacional – quando diversos postos volantes serão disponibilizados em toda a cidade – inicia a terceira fase da campanha, com mais grupos inseridos: crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência.

Ao comparecer ao posto, solicita-se a apresentação da caderneta de vacinação, se disponível, especialmente no caso das crianças, para que o profissional de saúde verifique se há outras vacinas a serem colocadas em dia. Mesmo quem não tenha caderneta e faça parte dos grupos alvo poderá se vacinar. Pessoas com febre devem aguardar a melhora para tomar a vacina. Já quem tiver alergia grave a ovo deve informar ao profissional de saúde e será orientado a tomar a vacina em unidades específicas, sob condições especiais.