Publicado em 04/08/2022 - 19:32 | Atualizado em 05/08/2022 - 11:50
  • Início/
  • /
  • Campanha de multivacinação vai proteger crianças e adolescentes: há 18 tipos de imunizantes
Começa mais uma etapa da aplicação da vacina bivalente no Rio - Arquivo/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro (SMS-Rio) promove a partir de segunda-feira (08/08) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescentes. Será aplicada a vacina contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos e disponibilizados todos os demais imunizantes para complementar o esquema vacinal para o público de zero a 14 anos. A campanha vai até 9 de setembro, com o dia D de mobilização acontecendo em 20 de agosto.

O objetivo é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes, de acordo com o calendário básico de vacinação preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. A estimativa é de que mais de um milhão de crianças e adolescente de 0 a 14 anos estejam elegíveis à atualização da caderneta, sendo que, deste total, cerca de 280 mil crianças deverão receber a dose contra a poliomielite.

As vacinas disponibilizadas durante a campanha serão BCG, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/ HB), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, DTP, Hepatite A, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY (Conjugada), HPV Quadrivalente, Influenza e Covid-19. Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização poderão ser feitas simultaneamente com a vacina contra covid-19.

As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) estão abertas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A SMS recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal, para que sejam avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada possam ser aplicadas.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência, basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link “Onde ser atendido” (http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido).

• 4 de agosto de 2022