Publicado em 20/09/2022 - 16:18 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Barra de Guaratiba e Ilha da Gigóia recebem a campanha de vacinação antirrábica no próximo sábado
Gato é vacinado - Divulgação

Neste sábado (24/9), a campanha de vacinação antirrábica, promovida pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), avança para mais uma data extra em dois pontos da cidade: Barra de Guaratiba e na Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca. No primeiro, serão dois postos de vacinação funcionando das 9h às 15h para imunizar os animais da região. Os endereços estão disponíveis nas redes sociais oficiais do IVISA-Rio. Já na Ilha da Gigóia, a vacinação será realizada em um posto fixo no Pet Shop Budapets, na Rua Dr. Sebastião de Aquino, 170. Poderão ser imunizados gratuitamente cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade.

– É muito importante levar o seu animal para vacinar contra a raiva. A vacinação protege não só a saúde dele, mas também de todos ao redor. A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o ser humano, e só a imunização com a vacina antirrábica é capaz de proteger os animais e manter o controle da doença no município – explicou a presidente do IVISA-Rio, Aline Borges.

A raiva não é notificada em cães e gatos no município do Rio há 27 anos e, em humanos, há 36 anos. Esses resultados só são possíveis devido à grande adesão à vacinação nas campanhas anuais e ações de vacinação realizadas pelo IVISA-Rio. A vacina antirrábica de cães e gatos deve ser renovada anualmente. A expectativa do instituto é bater a meta de 470 mil animais vacinados no ano passado, maior número desde 2010.

Até o mês de novembro, a campanha ocorre de forma escalonada, sempre aos sábados, quando serão contemplados grupos diferentes de bairros, a fim de alcançar todas as Áreas Programáticas do município. Os próximos grupos de bairros das zonas Norte e Oeste receberão a campanha nos dias  8 e 22 de outubro e 5 de novembro.

Datas e bairros das próximas etapas da campanha

8/10 – 3º grupo

Zona Norte: Acari, Anchieta, Coelho Neto, Costa Barros, Guadalupe, Parque Anchieta, Pavuna, Ricardo de Albuquerque Zona Oeste: Anil, Barra da Tijuca, Barros Filho, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vila Valqueire.

22/10 – 4º grupo

Zona Oeste: Bangu, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Vila Kennedy, Vila Militar.

5/11 – 5º grupo

Zona Oeste: Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba.

• 20 de setembro de 2022